Marketing digital para pequenos negócios: como aplicar?

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Marketing digital para pequenos negócios: como aplicar?

Marketing digital para pequenos negócios

Marketing digital para pequenos negócios

Hoje em dia os consumidores não são mais os mesmos de dez anos atrás. A Internet abriu portas e criou uma fonte inesgotável de informações e, por isso, você precisa estar preparado para o novo comportamento de seu público. Sendo assim, o marketing digital para pequenos negócios se faz cada vez mais necessário.

As redes sociais, as avaliações online e a famosa propaganda boca a boca, que agora é feita pelo WhatsApp, estão se tornando fatores de decisão na hora da compra. E como a sua empresa se posiciona nesse novo mundo? Confira algumas dicas a seguir!

O que é marketing digital?

Toda ação que uma empresa pode realizar em meios online, como na Internet ou nos celulares, é chamada de marketing digital. Você já deve ter percebido que as pessoas saem cada vez menos de suas casas para fazer compras, não é? Sendo assim, sua empresa precisa aparecer de outras formas.

O marketing digital para pequenos negócios, portanto, é fundamental para o fortalecimento e crescimento de marcas locais. E, ainda que pareça algo complicado, não é nada que uma estratégia e um pouco de planejamento não possa resolver. Conheça, a seguir, algumas formas de criar presença online.

Crie um plano que faça sentido

O primeiro passo para aplicar o marketing digital para pequenos negócios é criar um plano que possa ser executado, ou seja, algo dentro da realidade da sua empresa. Tenha em mente que essa estratégia é de longo prazo e que precisa ser desenvolvida e alimentada. Conheça o seu público, seus concorrentes, seja sincero e avalie o retorno de quem está acompanhando suas ações.

Tenha um site bem feito

O site é a vitrine do seu negócio, mas, nem por isso, você precisa criar uma página repleta de elementos para chamar atenção. O website precisa ser bem feito do ponto de vista técnico, ou seja, de rápido carregamento, com informações atualizadas e espaço para que os clientes tirem dúvidas. Além disso, um bom site acaba ganhando as melhores posições nos sites de busca.

Use as redes sociais

As vendas pela Internet não param de crescer e as redes sociais são grandes responsáveis por esse fenômeno. Os comentários e interações que acontecem no Facebook e no Instagram, por exemplo, acabam influenciando os demais consumidores.  Posicionar a sua marca nessas redes é essencial para colher os frutos da revolução tecnológica.

Crie conteúdo

Para ganhar território online você terá que produzir algum tipo de conteúdo que seja interessante para o seu público. Isso vai depender da sua área de atuação, mas o marketing digital para pequenos negócios se baseia, principalmente, em ser relevante. Compartilhe boas informações, dê dicas,  acompanhe o que está na moda e, entre um conteúdo e outro, apresente seu produto ou serviço.

Cuide do atendimento

Seja online ou cara a cara, o bom atendimento pode ser decisivo na hora da tomada de decisão. Se seus clientes são bem tratados em sua loja física, na Internet eles precisam receber ainda mais atenção, pois a exposição é muito maior. Seja gentil com seus seguidores, responda e interaja com os comentários, crie promoções sazonais e, consequentemente, ganhe fãs para a sua marca.

O marketing digital para pequenos negócios, quando bem trabalhado, pode fortalecer uma empresa e aumentar os lucros no final do mês. Opções e estratégias não faltam, como você deve imaginar, então, arregace as mangas e comece a construir seu espaço no mundo online.

Para conhecer um pouco mais sobre o assunto você pode ler outros artigos e entender melhor como funciona a metodologia do Marketing Digital.

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