As primeiras etapas para a definição de uma estratégia de conteúdo são a criação da buyer persona e a escolha de temas adequados às necessidades dos clientes e à sua jornada de compra.

Por isso, é fundamental conhecer o público-alvo e entender suas dores, desejos, hábitos de consumo e comportamentos. Dessa forma, é possível direcionar as ações e conteúdos relevantes para ele de maneira menos invasiva e mais voltada para os consumidores que realmente estão interessados nas soluções da sua empresa. 

Quer entender um pouco mais sobre a jornada de compra do cliente? Então continue a leitura.

O QUE É JORNADA DE COMPRA?

A jornada de compra do cliente é um modelo que define os estágios pelos quais o cliente passa até chegar ao momento de compra. Ela se baseia nas palavras-chave de cada estágio com base no que o comprador busca em cada estágio. 

Essa definição permite que o marketing e o time de vendas entrem em ação com informações assertivas sobre cada estágio de compra, atendendo as necessidades do comprador com precisão.

ETAPAS DA JORNADA DE COMPRA

  • Aprendizado

Nesta fase, o usuário ainda não sabe ou não tem certeza de que tem um problema ou necessidade. Por isso, o objetivo deve ser capturar a atenção dele, fazendo-o perceber que ele tem uma dor a ser solucionada.

Tipo de conteúdo para esta etapa: 

Posts, eBooks e webinars com conteúdos mais amplos e introdutórios para despertar a atenção do público.

Exemplo: Por que prestar atenção “nesse tema”?

  • Reconhecimento do problema

Neste estágio, o consumidor já se aprofundou um pouco mais e reconhece que possui uma dor. Nesse momento, é necessário fazer com que o consumidor perceba que o problema o incomoda, fazendo-o começar a pesquisar soluções.

Tipo de conteúdo para esta etapa: 

Posts, eBooks e webinars com conteúdo mais aprofundado e focado no problema para que o comprador o identifique.

Exemplo: O que você não sabia sobre “assunto”

  • Consideração da solução

Nesta fase, o consumidor já pesquisou algumas soluções e começa a considerá-las. Por isso, é preciso criar um senso de urgência para que o consumidor vá atrás de uma solução para seu problema imediatamente e não deixe o problema para depois.

Tipo de conteúdo para esta etapa: 

Conteúdos que apresentem opções para o consumidor solucionar seu problema, entre elas o seu produto ou serviço. 

Exemplo: X cuidados que sua empresa deve ter ao escolher a ferramenta ideal para _____.

  • Decisão de compra

Neste estágio, o consumidor analisa as opções consideradas e toma sua decisão. Diante disso, este é o momento de mostrar os diferenciais de seu produto ou serviço e convencer o consumidor de que você é a escolha ideal para ele.

Tipo de conteúdo para esta etapa: 

Conteúdos com ofertas de um teste gratuito ou  materiais comparativos para apresentar seus diferenciais e convencer o consumidor a optar por sua empresa. 

Exemplo: 15 benefícios exclusivos que apenas nossos clientes possuem

DICAS PARA ENTENDER A JORNADA DE COMPRA DO CLIENTE

Para entender a jornada de compra do cliente é necessário identificar quem são as personas, definindo o perfil e as necessidades comuns. Com isso, é possível criar uma jornada assertiva, com conteúdos que podem ajudá-la em cada etapa.

Confira algumas questões fundamentais sobre a persona para a compressão da jornada: 

  • Percepção inicial: o que ela estava procurando no mercado?
  • Descoberta: como conheceu a solução? Quais problemas ou dificuldades vivia antes? Qual era a condição almejada?
  • Interesse: sobre o que ela tinha curiosidade com a possível solução? Quais as principais fontes de informação para entender mais sobre o problema e as soluções? Quais dúvidas existiam sobre a solução?
  • Alternativas: quais alternativas ela considerava para resolver o problema inicial? Quais critérios de comparação nas alternativas podem resolver o problema inicial?
  • Consideração: quais dúvidas ela teve na contratação? Que tipo de informação passou segurança na compra? Quais os diferenciais em relação aos concorrentes?
  • A quais fontes de informação ela recorre no dia a dia?

Com isso, entende-se que existe um tipo de pergunta para cada estágio do funil. Dessa forma, é possível entender as dores do cliente e o que importa em cada etapa. O objetivo é definir conteúdos para cada etapa da jornada de compra e oferecer conteúdo útil e relevante para os consumidores.

Você sabe compreender a jornada de compra do seu cliente e demonstrar claramente a oportunidade e a possibilidade de melhoria oferecida pela sua empresa? Se você ainda tem dúvidas, entre em contato com nosso especialista e saiba como podemos te ajudar a aproveitar melhor os seus leads em fase final de compra e fazer com que os contatos iniciais andem mais rápido pela jornada.

 

Tags:

Leave a Reply