Inbound Marketing: conheça mais sobre essa estratégia incrível

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Inbound Marketing: conheça mais sobre essa estratégia incrível

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Inbound Marketing: conheça mais sobre essa estratégia incrível

Com o surgimento de novas tecnologias e o “boom” das redes sociais, o modo com que as pessoas se interagem mudou drasticamente. Assim, para se adaptar a estes novos modelos, o universo corporativo não poderia se comportar de modo diferente e, por isso, adotar estratégias como o Inbound Marketing se tornou uma prática imprescindível.

A revolução dos meios digitais do qual estamos presenciando nos últimos anos, vem provocando uma mudança substancial em nossa sociedade. Por isso, não é novidade para ninguém que estamos em uma nova era do marketing de relacionamento. Afinal, possuímos acesso a diversas informações com muita facilidade e cada vez mais, as soluções que precisamos estão mais próximas da gente.

Então, o que significa o Inbound marketing? Como é o seu funcionamento? Por que esse termo é tão importante e altamente utilizado pelos profissionais de marketing digital atualmente? Para responder a essas perguntas, preparamos este texto com algumas informações que vão esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto. Continue sua leitura e se informe melhor!

O que Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia altamente eficiente quando o assunto é oferecer produtos e serviços em plataformas digitais. Em linhas gerais, essa forma de atuação tem por objetivo atrair determinado público por meio de conteúdos relevantes, para uma marca ou negócio que ofereça as soluções que tal público precisa.

Ou seja, por meio dessa estratégia é possível criar um laço mais forte com potenciais consumidores que demonstraram um interesse inicial em adquirir o seu produto ou serviço. Dessa forma, as organizações — independente do seu porte ou capacidade de investimento — são capazes de promover a consolidação da sua marca.

Em outras palavras, o Inbound Marketing pode ser entendido como um tipo de marketing de atração. Com ele, todas as técnicas utilizadas para aproximar o interesse dos consumidores são indispensáveis e extremamente importantes para que as empresas conquistem e fidelizem novos clientes.

Como o Inbound Marketing funciona na prática?

Para colocar o Inbound Marketing em prática é preciso entender como funciona os seus processos. De modo geral, essa estratégia é composta por quatro etapas importantes: atração, conversão, venda e encantamento. Essa divisão operacional é a chave para o sucesso desse modelo, pois entrega os conteúdos exatos para o cliente certo e no momento apropriado.

Veja, a seguir, como executar cada passo desses:

Atraia

O primeiro passo para colocar em prática o Inbound Marketing é desenvolver um conteúdo que desperte o interesse e chame a atenção do seu público. Utilize plataformas como blogs, redes sociais, vídeos ou até mesmo podcasts para mostrar a este público algo de valor. Ou seja, é preciso se apresentar como a solução de um problema que eles procuram resolver.

Nesse sentido, é fundamental promover uma interação entre marca e consumidor para se tornar uma empresa referência em seu nicho de atuação. Contudo, é importante focar na qualidade dos conteúdos, afinal, não basta atrair inúmeros visitantes mas sim investir naqueles realmente interessados em contratar um serviço ou produto futuramente.

Converta

Após chamar a atenção e atrair os visitantes certos para os canais digitais da sua marca, é preciso cuidar para que eles se tornem potenciais consumidores. Para isso, busque conhecer mais de perto esses visitantes, afunilando a relação com sua marca por meio de práticas que incluem o preenchimento de formulários ou a criação de landing pages.

Nesse último exemplo é mais fácil gerar vendas, uma vez que landing pages são páginas criadas para estimular o leitor a comprar efetivamente. Ainda, é fundamental conhecer o modo com que têm se dado a relação com o público para oferecer um tratamento e abordagem mais qualificada para esse público.

Venda

O terceiro e grande passo no ciclo do Inbound Marketing é, para muitos, visto como o mais importante. Afinal de contas, depois de atrair e converter seus leads, é preciso vender o seu produto ou serviço. Nesse sentido, é fundamental concentrar naqueles consumidores mais dispostos a contratar a sua empresa.

Intensifique os investimentos no estabelecimento de uma relação ainda mais próxima com este leitor. Se mantenha presente na jornada de compra e, sempre que possível, fixe um canal de comunicação para que esta pessoa tenha sempre à sua disposição as soluções da sua marca.

Encante

Por fim, é hora de encantar o seu cliente. Ao contrário do que muitos imaginam, fechar negócios não é tão importante quanto deixar encantados os seus consumidores. Isso porque, o melhor marketing é aquele no qual as pessoas recomendam alguma marca para familiares e amigos. Como resultado, nesse processo você será capaz de criar uma relação de credibilidade diante do seu público.

Quanto tempo essa estratégia leva para trazer resultados?

Embora o Inbound Marketing seja uma estratégia muito eficiente, colocá-lo em prática não é sinônimo de retorno imediato. Por isso, provar aos empresários que os investimentos nesta estratégia valem realmente a pena se torna um grande desafio para os profissionais da área.

Os processos são complexos na prática e, por isso, os resultados podem não aparecer instantaneamente. Exatamente por isso, essa metodologia deve ser trabalhada com muito critério. Assim, para obter resultados satisfatórios, é fundamental contar com a ajuda de uma equipe qualificada e engajada a atingir resultados expressivos no menor tempo possível.

No momento não existe nenhuma ferramenta disponível que seja capaz de determinar com precisão qual o período em que as empresas levam para alcançar um aumento no número de conversões. Contudo, seguir um planejamento bem estruturado adotando as estratégias citadas acima, pode facilitar esse processo, e encurtar o caminho para o sucesso.

O que achou das informações e dicas que apresentamos para você neste texto? Quer entender mais sobre o Inbound Marketig e avaliar a adesão dessa metodologia no seu negócio? Então, entre em contato conosco.

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