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Entenda porque as redes sociais são tão importantes para seu negócio

Nós estamos cada vez mais conectados e, com isso, a importância das redes sociais para as marcas só aumenta. É muito difícil conhecermos hoje em dia alguém que não esteja em pelo menos uma rede social e que não acompanhe tudo o que é postado ali. O Facebook, por exemplo, que é a maior rede social do mundo, já conta com mais de 2 bilhões de usuários.

Se a sua empresa tem um perfil em uma rede social não deixe de conversar e interagir com seus clientes em potencial. As redes sociais são fundamentais para criar uma relação muito mais próxima entre sua marca e os usuários. Ainda não está convencido? Continue a leitura deste texto e compreenda a importância das redes sociais para o seu negócio.

A importância das redes sociais para as empresas

As redes sociais, cada vez mais, estão se tornando o nosso principal meio de comunicação e interação. Por isso, sua empresa precisa estar inserida no dia a dia digital de todas as pessoas que podem se tornar clientes. A pesquisa We Are Social de 2017, por exemplo, nos traz dados interessantes que comprovam a importância dessas redes: em 2017, 37% de toda a população do mundo já estava nas redes sociais.

Hoje em dia essa percentagem já cresceu ainda mais, uma vez que o aumento do número de usuários é constante. A saber, os brasileiros estão em segundo no ranking de uso das redes sociais — cada um gasta, em média, 3h43 por dia em redes sociais. E a taxa de crescimento de acesso no Brasil já superou o crescimento norte-americano.

Ou seja, a importância das redes sociais para as empresas fica clara após consultarmos essas informações. Contudo, o primeiro e mais importante passo para conquistar seguidores e clientes é saber em que rede está a sua audiência. Sendo assim, você precisa saber se seu público alvo prefere redes de relacionamento ou entretenimento, por exemplo.

Conheça as redes sociais

As redes sociais de relacionamento foram criadas, como o nome sugere, para que as pessoas se relacionem. Essa categoria inclui algumas das redes mais utilizadas hoje em dia, como o Facebook e o Instagram. Essas plataformas permitem e incentivam que as pessoas conversem e compartilhem diferentes tipos de conteúdo.

Já as redes sociais de entretenimento oferecem conteúdos que agradam e distraem os usuários, como é o caso do Youtube. Qualquer pessoa pode passar horas e horas consumindo o tipo de conteúdo escolhido sem precisar necessariamente interagir com outros usuários. Vale destacar que também existem as redes profissionais — o LinkedIn é a mais conhecida desta categoria.

Por isso, é importante que você saiba se seu público-alvo são senhoras que gostam de compartilhar receitas no Facebook, adolescentes que assistem vídeos no Youtube ou, ainda, empresários que acompanham as novidades do mercado pelo LinkedIn. Depois de definida qual a melhor rede para sua empresa, é hora de criar conteúdo interessante para seus clientes.

Crie conteúdo direcionado

A importância das redes sociais cresceu a partir do momento que estas passaram a ser personalizadas. Ou seja, você como usuário pode escolher o que quer acompanhar, enquanto que você, como empresário, pode atingir exatamente o seu público-alvo. E como isso acontece? Por meio de conteúdo direcionado, criado especialmente para a sua audiência. Isso aumenta as possibilidades de interação.

Mostre sua empresa

Todo mundo gosta de conhecer os bastidores de uma organização. Sempre que possível — e de forma espontânea — mostre o dia a dia no trabalho. O Instagram Stories é perfeito para isso, por exemplo. Você pode apresentar o espaço da empresa, a fabricação de um produto, a criação de novos projetos e até mesmo anunciar mudanças ou novidades.

Interaja em tempo real

Outra grande importância das redes sociais é em relação a velocidade na interação. Da mesma forma que seus seguidores recebem conteúdo continuamente, você também pode acompanhar o desempenho de suas publicações. Além disso, é possível responder aos seus clientes em tempo real, o que se torna ainda mais interessante no caso de experiências negativas.

Interagir com seus seguidores e também com outras marcas mostra que sua empresa é responsável e antenada, o que hoje em dia conta muito para os clientes. As empresas brasileiras ainda não estão totalmente consolidadas nas redes sociais, por isso, quem sair na frente e souber inovar, certamente vai conseguir agradar muito mais usuários.

Exponha sua marca gastando menos

Para as micro e pequenas empresas as redes sociais são fundamentais por oferecer exposição e interação por um custo muito baixo. Comparado a um anúncio de televisão ou rádio, por exemplo, as publicações online são bem mais baratas, mensuráveis e, ainda, trazem um retorno muito mais rápido por serem direcionadas ao seu público.

A importância das redes sociais só cresce a cada dia e, é claro, sua empresa não pode ficar de fora. Conte com profissionais especializados na área para alcançar e conquistar seus clientes em potencial e aumentar suas vendas. Mas, lembre-se, não adianta criar um perfil e postar qualquer informação. Seu conteúdo precisa ser pensado para o público-alvo.

Agora, que tal fazer parte dos milhares de usuários brasileiros engajados e compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais? As dicas de hoje podem ser usadas por qualquer negócio, basta que sejam adaptadas.

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