Engajamento no Instagram: 4 dicas para desenvolver uma estratégia matadora.

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Engajamento no Instagram: 4 dicas para desenvolver uma estratégia matadora.

engajamento no instagram

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Atualmente, o Instagram é uma das mídias sociais mais utilizadas ao redor do mundo, tendo ultrapassado o número de 50 milhões de usuários ativos apenas em território nacional. Em levantamento divulgado pela plataforma, cerca de 80% dos usuários seguem pelo menos um perfil comercial, sendo, portanto, uma excelente ferramenta para fechar bons negócios. Entretanto, promover engajamento no Instagram é um problema enfrentado por muitos empreendedores.

Por isso, se você deseja ter sucesso nessa rede, utilizando-a para atrair novos clientes, veio ao lugar certo! Confira, a seguir, o que fazer para se destacar entre seus seguidores. Boa leitura!

1. Conheça bem a sua audiência

A definição do perfil do público alvo é o primeiro passo para iniciar uma estratégia adequada no Instagram. Entretanto, muitas pessoas ignoram essa etapa vê fracassar suas campanhas de marketing digital. É fundamental entender que ao conhecer a fundo a sua audiência na rede social, é possível determinar o tipo de produto oferecido e até mesmo a linguagem para se comunicar com essas pessoas.

Dessa forma, é importante verificar os hábitos de consumo, bem como levar em consideração informações relevantes como a faixa de idade dos seguidores, onde vivem, quais são suas expectativas, que tipo de dúvidas eles possuem e, principalmente os seus medos. Assim, entender profundamente todas essas informações podem ajudá-lo a melhorar seu engajamento por meio de uma abordagem adequada.

2. Ofereça materiais relevantes ao seu público

Outro aspecto muito importante passa diretamente pelos conteúdos que estão sendo oferecidos aos seus seguidores. O Instagram é conhecido por ser uma rede social na qual o compartilhamento de vídeos e imagens é a prioridade. Contudo, belas imagens nem sempre são suficientes, especialmente quando se trata de uma audiência exigente.

Em outras palavras, é preciso analisar os anseios deste público e, a partir dos dados coletados, definir uma estratégia de conteúdos relevantes. Assim, ao descobrir o que desperta o desejo de interação, o formato de publicação escolhido não terá tanta relevância, podendo ser um artigo, um blogpost ou até mesmo um webinar.

Uma dica valiosa é produzir conteúdos que surpreendam, ou seja, abordem assuntos inovadores e soluções criativas. A ideia principal de engajamento no Instagram é agradar os seguidores com publicações curiosas e que façam sentido para o público.

3. Preze pela qualidade das imagens

Como destacamos no tópico anterior, as imagens são os principais atributos das redes sociais. Sua qualidade pode chamar a atenção de quem está passando pelo feed, instigando os usuários a lerem do que se trata o conteúdo. Nesse sentido, publicações com baixa resolução ou fora do contexto com o teor do assunto não refletem em um bom engajamento.

Sendo assim, recomendamos a utilização de imagens que demonstrem qualidade profissional. Mas, se você não for um fotógrafo, não se preocupe. Existem bancos de imagens gratuitas que são excelentes alternativas. Um cuidado extra que precisa ser tomado tem relação com os direitos autorais.

4. Responda clara e rapidamente

Os cuidados que citamos anteriormente não serão úteis nem tão pouco eficientes caso existe uma falha na comunicação. Ou seja, definir as melhores estratégias e produzir excelentes conteúdos não são suficientes quando os seguidores não recebem atenção devida, seja no esclarecimento de dúvidas nos comentários ou via direct. Portanto, é indispensável dar atenção às pessoas que o seguem, de forma cordial e prestativa.

Concluindo, embora pareça uma tarefa muito complicada, melhorar o engajamento no instagram pode ser bastante simples. Entretanto, é fundamental saber o que está sendo realizado e, principalmente, conhecer de verdade todos os recursos que a plataforma oferece. Assim, seguindo esses passos básicos, terá sempre disponível uma rede para realizar bons negócios.

O que achou das nossas dicas? Quer expandir sua área de atuação no mundo digital e melhorar sua cartela de clientes? Então, não deixe de entrar em contato conosco!

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