Jornada de compra: 3 pilares para construir uma estratégia eficiente.

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Jornada de compra: 3 pilares para construir uma estratégia eficiente.

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Jornada de compra: 3 pilares para construir uma estratégia eficiente

Também conhecida como Buyer’s Journey, a jornada de compra se trata de um caminho que todos os clientes em potencial devem percorrer antes de fechar um negócio. De uma forma geral, essa trajetória é marcada por 4 etapas distintas, ou seja, a fase do aprendizado e da descoberta, do reconhecimento do problema, da consideração da solução e da decisão de compra.

Mas, será que você sabe o que cada um desses pontos representa? Afinal, como criar uma jornada de compra e por que ela é tão importante no marketing digital? Basicamente, o principal objetivo dessa metodologia é fornecer informações detalhadas sobre as necessidades do seu público e maneiras para encantá-los. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e entenda como elaborar uma jornada de compra eficiente.

1. Identifique as personas do seu negócio

Antes de tudo, identificar as personas da sua empresa é o primeiro passo para construção de uma jornada de compras eficiente. Isso porque, a partir desse levantamento é possível reconhecer os problemas enfrentados por seu público-alvo e traçar estratégias para ajudá-los através de conteúdos exclusivos para cada etapa da jornada.

Na prática, ao gerar a persona você deve compilar informações como os hábitos de compras, a idade, as preferências, as dores e, por fim, destacar aquilo que esfria o interesse do potencial comprador no seu produto. Assim, construindo uma base sólida é possível potencializar os resultados no seu funil de vendas, atraindo e qualificando leads para dentro dele.

2. Produza conteúdo para cada etapa da jornada de compra

Após entender cada aspecto das etapas que compõem o caminho que os clientes fazem antes de efetivar uma compra, o próximo passo é determinar quais os conteúdos serão criados para fazê-los evoluir nessa jornada. Na prática, primeiro descobrimos quais são as necessidades de cada cliente em potencial para depois oferecer meios de ajudá-los a ir mais a fundo no funil de vendas.

Além de pensar no tipo de mensagem que será transmitida, é preciso determinar os formatos e conteúdos que serão apresentados em cada fase. Durante o aprendizado e a descoberta, por exemplo, falar sobre temas de maneira mais genérica pode despertar a atenção do seu público-alvo. Já durante a fase de reconhecimento é fundamental adotar um tom mais aprofundado sobre os assuntos, focando no problema.

Por fim, durante a consideração da solução e decisão de compra é importante levar em consideração que o cliente já está ciente das suas dores e que precisa de ajuda para resolvê-las. Sendo assim, conteúdos que apresentem opções — relacionadas ao seu produto e/ou serviço — e que ofereçam ferramentas que demonstrem os diferenciais da sua empresa, podem ajudar a converter melhor.

3. Construa um fluxo

Uma jornada de compras só pode ser considerada um sucesso quando o público-alvo está conectado em cada uma das suas etapas. Em outras palavras, se o seu cliente em potencial abandona seu funil de vendas em qualquer uma das etapas, ele não existirá. Sendo assim, a produção de conteúdo relevante e as ofertas chamativas são fundamentais para atrair e prender a atenção dos consumidores até o final, etapa por etapa.

Concluindo, a jornada de compra é uma estratégia muito eficiente para melhorar de modo considerável as vendas da sua empresa. A partir das informações coletadas é possível direcionar os esforços para conhecer bem o seu cliente. Assim, manter um relacionamento próximo com os clientes bem como aumentar a produtividade e fazer uma gestão otimizada com foco em fechar negócios são consequências imediatas de uma estratégia bem aplicada.

Gostou desse conteúdo que trouxemos sobre a jornada de compra? Então não deixe de conferir nosso artigo com dicas para aplicar o marketing digital em pequenos negócios.

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