SEO para a empresa: entenda o que é, quais os tipos e sua importância

O mundo corporativo é repleto de desafios, sobretudo em relação à concorrência dos mercados, independentemente do nicho em que uma empresa está inserida. Para tentar destacar-se dos demais, no entanto, algumas estratégias podem ser adotadas, como o marketing digital e as técnicas de SEO para a empresa.

É importante lembrar que, no âmbito virtual, a disputa por espaço envolve diversos setores, mas, sem dúvida, conquistar uma posição de destaque na página de resultados do Google é um diferencial muito importante. Contudo, para se tornar bem ranqueado, o seu negócio pode investir basicamente em duas metodologias: a de anúncios pagos ou SEO.

Nesse sentido, entender o que é, como funciona, quais os tipos mais comuns e como ele pode ser útil é um passo muito importante em direção ao sucesso. Pensando nisso, no post de hoje vamos tratar sobre os principais aspectos deste assunto. Acompanhe!

Afinal, o que é SEO?

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization ou, em português, otimização para mecanismos de busca. Basicamente, trata-se de estratégias e metodologias adotadas para melhorar a performance de um site, com o objetivo de garantir seu melhor posicionamento nos principais motores de busca como o Google.

Em outras palavras, o SEO nada mais é do que um conjunto de boas práticas adotadas para otimizar os conteúdos produzidos conforme regras estabelecidas pelos próprios motores de busca, de modo a permitir com que determinada empresa seja encontrada na internet.

Quais são os tipos de SEO?

Quando pensamos em SEO, logo vem à mente alguns processos que são de fato necessários para consolidação das marcas no ambiente digital. Contudo, para se estabelecer de forma consolidada, é preciso também pensar no cenário offline. Por isso, o SEO pode ser dividido em duas categorias: SEO On Page e SEO Off Page.

A seguir, entenda melhor sobre cada um deles:

SEO On Page

Em resumo, o SEO On Page está diretamente relacionado a todo o conteúdo presente nas suas páginas publicadas e tem por objetivo utilizá-las, de modo a favorecer a experiência do usuário, tornando-a mais eficiente, isto é, mais simples de usar e com uma melhor performance.

Na hora de planejar os seus conteúdos, por exemplo, é fundamental pensar neste processo, pois ele está diretamente atrelado ao Marketing de Conteúdo da sua marca ou negócio. Sendo assim, o blog é o principal canal de utilização do SEO On Page, pois nele é possível encontrar conteúdos ricos relacionados ao seu nicho e, portanto, têm maiores possibilidades de ser bem ranqueado no Google.

Para realizar esse tipo de otimização de conteúdo on page, é preciso levar em consideração, por exemplo, o volume de publicações, tamanho do conteúdo, intenção do usuário, definição de palavras-chave, uso de imagens, linkagem interna, entre outros fatores.

SEO Off Page

Diferentemente do que imaginam a maioria das pessoas, o trabalho de otimização SEO não se encerra após a publicação de um conteúdo na internet. Isso porque, constantemente deve-se realizar atualizações e outros procedimentos para garantir que ele seja bem ranqueado nos motores de busca.

Sendo assim, o SEO Off Page é um tipo de otimização indicada após as publicações dos conteúdos no site ou blog da sua empresa, com a finalidade de agregar valor e demonstrar essa relevância para o Google, por exemplo. Nesse contexto, boas práticas dessa estratégia passam diretamente pelo uso de link building e backlinks.

Qual é a importância do SEO para a empresa?

Não tão raro, o SEO tende a ser confundido com as estratégias exclusivas para grandes marcas ou empresas já estabelecidas no mercado. Por outro lado, diferentemente do que ocorre nos links patrocinados, por exemplo, no SEO não importa o valor investido em dinheiro para se destacar, mas sim a qualidade dos conteúdos produzidos.

Tendo em vista que o orçamento de pequenas empresas é naturalmente menor em relação às grandes corporações, o investimento em tráfego pago e anúncios pode ser menos eficiente, o que incorre também na perda de espaço.

Contudo, o SEO é uma estratégia ainda mais relevante, já que entregar conteúdos valiosos é uma forma de ajudar o Google a entender a necessidade de posicioná-los da melhor forma sem ser necessário tanto investimento.

Além disso, o atual mercado digital é resultado de uma mudança profunda no comportamento dos usuários e isso se deve a popularização da internet, bem como ao crescimento explosivo desse tipo de tecnologia. Hoje em dia, antes de comprar um produto, por exemplo, é muito comum que as pessoas façam uma busca na internet para encontrar a solução ideal para o seu problema.

Nesse contexto, o SEO tornou-se uma estratégia fundamental, afinal, por meio dele as empresas passaram a ser encontradas, o que tornou os negócios mais conectados e garantiu um crescimento exponencial através de vários esforços digitais.

Conclusão

Como vimos, SEO para a empresa é um procedimento chave para contribuir com o sucesso de qualquer empresa no âmbito digital, sejam elas de pequeno ou grande porte e independente da sua capacidade de investimento. Afinal, as técnicas utilizadas para otimização de conteúdos estão acessíveis a qualquer público.

A ideia é produzir conteúdos cada vez mais relevantes que atraiam de fato a atenção do consumidor e trate sobre as suas dores de forma objetiva — e tudo isso sem investir dinheiro com anúncios pagos.

Portanto, para promover uma estratégia que de fato apresente bons resultados e de forma constante, é preciso estar atento aos principais aspectos do SEO, bem como realizar análises periódicas das métricas que estão atreladas a este tipo de serviço. Dessa forma, a sua empresa terá uma visão mais ampla sobre aquilo que funciona e traz bons resultados ou não.

Ótimo! Agora que você já sabe mais sobre o que é, os tipos e qual a importância de se investir em estratégias de otimização de conteúdo, o que acha de aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre este assunto? Se gostou da ideia, aproveite e descubra a importância do blog na estratégia de Marketing Digital!

Para mais dicas, fique de olho em nosso Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *