Redes sociais para empresas: perfil pessoal ou comercial?

As redes sociais fazem parte da rotina diária de milhões de pessoas em todo o planeta. Com mais de 2,7 bilhões de usuários ativos, 130 milhões deles representam o número de contas que participam frequentemente apenas no Brasil. A partir desses dados, é possível compreender melhor um pouco da força das redes sociais para empresas, sobretudo quando utilizadas como uma ferramenta estratégica.

Em contrapartida, quando se trata de contas comerciais, ou seja, de perfis para empresas, não basta apenas criar uma conta, é preciso dedicar-se a produzir conteúdos de qualidade e relevância para o seu público, além de acompanhar periodicamente os resultados. 

Mas para melhorar o desempenho, uma dúvida comum entre os empreendedores é: “Qual tipo de perfil utilizar? Pessoal ou Comercial?” Para responder essa questão, conheça as características e benefícios de impulsionar sua marca nas redes sociais!

Quais as diferenças entre os tipos de perfis nas redes sociais?

Quando se fala sobre os tipos de perfil nas redes sociais, os recursos básicos de postagem se mantêm os mesmos. Por outro lado, estas ferramentas se diferem quando se trata da utilização de recursos adicionais, sobretudo na hora de obter informações, insights ou criar promoções para promover sua marca na internet.

Atualmente, existem basicamente dois tipos de perfis: pessoa e comercial. Como os próprios nomes sugerem, cada modalidade indica uma funcionalidade diferente. Por isso, entender melhor qual perfil se adapta às suas necessidades poderá contribuir para otimizar sua estratégia digital, já que se alinham adequadamente com o que você utiliza em seu perfil.

  • Conta Pessoal

A conta pessoal é um perfil em que os usuários podem compartilhar informações de cunho pessoal, acompanhar perfis de outras pessoas e marcas que gostam, bem como para interagirem de modo tradicional, isto é, sem a necessidade de criar conteúdos para vender um produto ou serviço. Portanto, trata-se de um modelo de conta padrão, seja no Facebook, Instagram, Twitter entre outras mídias.

  • Conta Profissional

A conta profissional, também chamada de perfil comercial, por sua vez, tem como objetivo tratar de assuntos estritamente profissionais. Ou seja, são aplicadas essencialmente para gerenciar, converter e ampliar o alcance de uma marca na internet. 

Dessa forma, manter uma conta comercial pode contribuir para ampliar o alcance e a autoridade da sua empresa, tornando-a mais confiável, sobretudo em razão de seu aspecto mais profissional.

Ela também pode ser utilizada como um ponto de contato entre a empresa e seus clientes, já que além de ser encontrada nas redes sociais, os usuários poderão entrar em contato de forma bastante facilitada.

Por que sua marca deve estar presente nas redes sociais?

Em linhas gerais, criar um perfil nas redes sociais é uma prática que está diretamente associada a uma ação estratégica de marketing digital. Nesse contexto, elas podem ser utilizadas como poderosas ferramentas para empreendedores que estão buscando o fortalecimento de sua marca na internet e até mesmo criar uma autoridade no âmbito virtual.

Confira, a seguir, algumas vantagens das redes sociais para empresas.

  • Tráfego

Sites e blogs são, assim como as redes sociais, os principais canais de vendas de uma empresa. Isso porque as páginas na internet reúnem, em um só lugar, diversas informações institucionais, detalhes sobre o negócio e conteúdos de valor que contribuem para a geração de bons resultados. Contudo, para que isso se converta em negócio, é preciso que exista tráfego, ou seja, volume de visita de usuários interessados.

Consequentemente, a construção de um perfil comercial nas redes sociais pode ser mais uma importante porta de entrada de prospects para o site ou blog da sua empresa, compondo uma peça chave nas estratégias de conteúdo e funil de vendas. É só lembrar que em cada publicação pode-se utilizar CTAs com links para geração de leads.

  • Autoridade

Não é novidade para ninguém que para alcançar uma posição de autoridade na internet é preciso publicar conteúdos de qualidade. Isso pode ser feito através das mídias sociais, seja com conteúdos publicados no feed do Facebook, Instagram ou até mesmo lives produzidas nessas plataformas.

Aqui, o mais importante é mostrar para o seu público que você entende do assunto que está abordando ou do nicho que está inserido. Outro detalhe importante é a ligação com o seu público. O relacionamento é fundamental para a fidelização dos clientes, logo, a interação nas redes sociais permite um ambiente propício para isso.

  • Mensuração

Uma das vantagens mais significativas do uso de redes sociais para empresas é a possibilidade de acompanhar o resultado de campanhas e analisar o custo de investimento, bem como o seu retorno (ROI).

De modo geral, as principais mídias disponibilizam painéis de análise contendo informações indispensáveis para otimização de sua estratégia digital. Como resultado dessa mensuração de dados, é possível identificar os pontos fortes e fracos, direcionando os recursos para setores mais fragilizados das suas campanhas, por exemplo.

Conclusão

Como você pode perceber, utilizar as redes sociais para empresas é indispensável para o sucesso de qualquer organização, independentemente de seu porte ou segmento. Contudo, para que isso seja possível é preciso entender como se comunicar corretamente com o seu público, afinal, não basta apenas criar um perfil, sendo ele pessoal ou comercial.

Isso porque, não tão raro, contas comerciais com informações incompletas, imagens pouco profissionais e erros grosseiros podem acabar comprometendo a imagem das marcas na internet.

Em termos práticos, saber as principais diferenças das funcionalidades entre uma conta pessoal e comercial é o primeiro passo para determinar o tipo de redes sociais para empresas. Contudo, agir profissionalmente nestas plataformas é um passo crucial para o sucesso do seu negócio na web.

Concluindo, é preciso saber diferenciar os conteúdos pessoais daqueles de cunho profissional, levando em consideração principalmente os desejos, dores e necessidades urgentes do seu público em relação à sua marca.

Pronto! Agora você já sabe como escolher a melhor estratégia para começar a investir em uma presença digital nas mídias sociais. Se quer continuar aprofundando os seus conhecimentos sobre este assunto, confira agora mesmo 8 formatos de conteúdos para alavancar seu negócio!

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