Os 5 níveis de consciência do consumidor: importância para suas estratégias

Se comunicar de maneira direta com leads é uma estratégia indispensável para quem deseja obter bons resultados em seu negócio. Por meio do marketing digital, por exemplo, podemos tocar profundamente nos desejos e anseios de potenciais clientes. Entretanto, para maximizar esse tipo de estratégia e ter um resultado ainda mais expressivo, é fundamental compreender que existem diferentes níveis de consciência do consumidor.

Essa ideia foi criada pelo copywriter Eugene Schwartz, no livro “Breakthrough Advertising”, e é utilizada por empresas de diferentes níveis e áreas de atuação. Portanto, compreender melhor esse conceito poderá ajudar também a sua marca a se estabelecer com mais solidez no mercado.

Isso porque entender o comportamento de consumo do seu cliente pode agregar diferentes possibilidades de fazer negócios. Portanto, se ficou interessado em saber mais sobre este tema, continue a leitura! No post de hoje falaremos sobre quais são esses “níveis de consciência” e como colocá-los em prática!

Afinal, quais são os níveis de consciência do consumidor?

Como já destacamos anteriormente, o nível de consciência se trata de uma metodologia criada por um dos maiores copywriters publicitários do mundo, sendo inclusive autor de diversos livros sobre o tema. 

De acordo com Eugene Schwartz, ao entender a fundo como se comporta um consumidor durante sua jornada de compras, é possível induzi-lo a gastar mais através de um processo estruturado de acordo com o grau de conhecimento que esse indivíduo apresenta sobre determinado produto e/ou serviço.

Confira, a seguir, quais são os níveis de consciência do consumidor.

  • O mais consciente

Quando um indivíduo está em contato, de alguma forma, com a sua marca, seja consumindo conteúdos de forma ativa ou por meio de e-mails, ele possivelmente já conhece seu produto. Isso significa que ele entende o que precisa fazer para se tornar um cliente. De modo geral, essa fase é conhecida como o nível de melhor consciência e onde haverá mais vendas recorrentes.

No geral, os prospects que compõem essa etapa são formados por indivíduos leais à sua marca e que recomendam seus produtos ou serviços para terceiros, como amigos, parentes e pessoas próximas. Nesse caso, para reforçar seus resultados, seu negócio deve adicionar valor real à oferta inicial e tornar mais sólidas as garantias da sua marca.

  • Consciente do produto

De modo geral, essa é a etapa cujo cliente em potencial já entende sobre o que se trata o seu negócio, conhece suas soluções, mas ainda não está convencido de que elas são realmente úteis para sanar sua dor. Nesse caso, para dirimir eventuais objeções, uma boa solução é apostar em uma página de vendas bem estruturada, que ofereça um espaço para tirar as principais dúvidas.

Outra dica que pode ser extremamente útil é inserir provas sociais de pessoas que estejam engajadas com o seu público. Por fim, você deve estabelecer caminhos para reforçar ainda mais sua autoridade. Deixe claro para o público que está inserido nessa etapa que você é capaz de gerar resultados sólidos.

  • Consciente da solução

Na fase de consciência da solução, os clientes que estão em decisão de compra provavelmente já entendem perfeitamente o resultado desejado, entretanto, eles podem não reconhecer o seu produto como meio capaz de oferecer aquilo que se espera.

É importante destacar que, muito embora seja um passo importante reconhecer um problema, sua marca deve, ao mesmo tempo, apresentar a melhor solução. Portanto, o ideal é investir na produção de conteúdos de qualidade com o objetivo de se tornar referência em determinado assunto.

  • Consciente do problema

A etapa do funil em que o consumidor passa a considerar que tem um problema e ainda não estabeleceu uma solução corresponde ao quinto nível de consciência do consumidor. Nessa fase, a empatia é uma das principais formas de se manter conectado com seu cliente em potencial.

Por isso, sua empresa deve de fato sentir a dor dele e não apenas saber que existe um problema, mas posicionar-se de forma objetiva, compreendendo o momento do cliente e, a partir disso, identificando quais pontos podem ser abordados para criar um relacionamento emocional efetivo.

De modo geral, para suprimir os obstáculos desse nível, você pode iniciar buscando o ponto máximo dos anseios do consumidor. Para tanto, basta analisar comentários, reviews de produtos ou até mesmo visitar fóruns para absorver o máximo de informações sobre a raiz do problema enfrentado pelo seu prospect.

  • Completamente não-consciente

Diferente do que ocorre nas etapas anteriores, aqui o cliente não apresenta qualquer conhecimento sobre seu problema. Portanto, sequer está propenso a considerar buscar uma solução e eventualmente fechar negócio com sua empresa.

É bastante natural — e até mesmo esperado — que o seu prospect se mantenha alheio a algumas necessidades não urgentes. Alguns exemplos são como se tornar mais produtivo no trabalho ou desenvolver estratégia de marketing digital para as redes sociais.

Apesar desses serem objetivos reais, não se trata de um desejo tão forte, capaz de provocar uma sensação de urgência. Por outro lado, questões relacionadas à saúde e bem-estar, por exemplo, são situações contrárias — já que provocam uma ansiedade para a resolução rápida.

Em resumo, não construir um relacionamento, autoridade e posicionamento são os principais fatores responsáveis pelos bloqueios nesse nível. Portanto, o primeiro passo é ganhar a confiança do seu cliente, logo, você deve estabelecer uma relação de longo prazo para ter mais sucesso em suas investidas.

Como você pode perceber, levar em consideração os níveis de consciência do consumidor durante o desenvolvimento do seu projeto de comunicação e marketing digital é um processo fundamental. Afinal, por meio dessa estratégia é possível não somente comunicar-se eficientemente com seu público, como também elevar os resultados da sua empresa através de um processo de vendas mais assertivo.

Agora você já sabe a importância de focar em soluções para aquelas pessoas que têm um problema e desconhecem a solução que sua empresa oferece. O que acha de uma ajuda para produzir conteúdos para conduzir melhor os prospects da sua empresa neste funil de vendas? Entre em contato conosco e agende uma reunião. Fique de olho também em nosso Instagram e confira mais notícias e informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *