A importância do blog na estratégia de Marketing Digital

O marketing digital é uma estratégia cada vez mais utilizada por empresas de diferentes mercados. Entre suas técnicas, o marketing de conteúdo se tornou uma ação obrigatória, sobretudo para quem deseja obter melhores resultados através da internet. Nesse contexto, entender a importância do blog para alavancar as suas vendas é o primeiro passo para construir um negócio de sucesso.

Grande parte das organizações modernas que utilizam o blog como uma ferramenta para gerar resultados e conquistar novos clientes têm nesse canal de comunicação uma das principais fontes de tráfego. Isso significa que a utilização de um blog corporativo pode fazer muito bem para a saúde financeira da sua empresa e até mesmo para sua marca pessoal.

Quer saber como? Continue sua leitura e conheça as vantagens de utilizar esse tipo de estratégia!

O que é um blog?

O termo blog refere-se à página da internet cujas informações são disponibilizadas em diferentes formatos, sendo textos, áudios, vídeos e imagens os mais comuns. Em outras palavras, é um canal com diversos assuntos que podem ser utilizados pelos usuários da internet como fonte de conhecimento de acordo com sua área de interesse.

Por conta de suas características, o blog é uma ferramenta muito útil para pessoas que desejam colocar em prática projetos pessoais, criar uma marca relevante para determinado público, etc. Por outro lado, o blog também é muito utilizado por empresas que, através desse canal, divulgam seus negócios, atraem novos clientes e aumentam as chances de fazer novos negócios.

Como o blog afeta o crescimento da sua empresa?

Não é mais novidade para ninguém que a sociedade atual está cada vez mais conectada com novas tecnologias, principalmente a internet. Logo, os indivíduos estão mais propensos a procurar por determinadas soluções, produtos e/ou serviços na web. Sendo assim, considerando que o blog é um espaço de compartilhamento de materiais ricos, trata-se de um ótimo ponto de captação de leads.

Além desse aspecto, o comportamento de compra dos consumidores também mudou. Mais exigentes em relação ao consumo de produtos e serviços, eles estão em busca de novas experiências. Sendo assim, aqueles que conseguem apresentar uma solução inovadora para determinado problema, terão sua marca sempre lembrada quando surgir uma necessidade real de compra.

Afinal, por que ter um blog?

Confira, a seguir, as principais razões que explicam a importância do blog como uma ferramenta indispensável para o seu negócio.

Melhora a visibilidade da empresa

Quem investe em um blog ganha um importante aliado na hora de divulgar o seu negócio.  Afinal, por meio dele é possível utilizar canais como as redes sociais, gerar tráfego orgânico através do posicionamento nos motores de busca, e-mail marketing e anúncios patrocinados.

Dessa forma, quanto mais acesso os conteúdos publicados em seu blog tiverem, mais pessoas conhecerão a sua marca e, consequentemente, maiores serão as oportunidades de negócio e geração de valor para sua audiência.

Baixo investimento

Até quem não possui um capital muito expressivo para investir em estratégias de marketing digital pode alcançar bons resultados a partir da criação de um blog. Atualmente é possível encontrar uma série de plataformas de hospedagem gratuita para os seus textos, fotos, áudios e vídeos na internet, como o WordPress.

Relacionamento com a audiência

Se você já construiu uma carteira de clientes, é muito importante manter um canal de aproximação com essas pessoas e o blog é perfeito para isso. Afinal, nada melhor do que a produção de conteúdo para melhorar o relacionamento com os seus clientes e fidelizá-los.

Enquanto essas pessoas estão consumindo o seu conteúdo, é possível educá-los, orientá-los sobre determinados assuntos e criar a necessidade de compra. Assim, quando estiverem prontos para fechar negócio, a sua empresa estará na frente da concorrência, pelo menos para este público.

Sobre quais assuntos devo falar no meu blog?

Se você entendeu a importância do blog corporativo e decidiu que essa estratégia é a solução para alavancar o posicionamento da sua empresa na internet, chegou a hora de entender um pouco mais sobre quais assuntos abordar. 

Ao contrário do que imagina a maioria dos empreendedores, um blog não deve ser utilizado única e exclusivamente para falar da sua empresa. Na verdade, as informações contidas nele devem estar atreladas ao seu negócio, área de atuação e, principalmente, elas devem ajudar a solucionar os problemas e dúvidas da sua audiência.

Sendo assim, os posts para blog devem estar em conformidade com as buscas que são mais relevantes para o seu nicho, já que é sobre isso que seus potenciais clientes estão buscando na internet. 

Por fim, dentro de uma estratégia de conteúdo, os textos devem ter como principal objetivo educar o público através de informações pertinentes e relevantes, de acordo com as etapas da jornada de compras da sua persona.

Quando produzir conteúdo da sua empresa?

Sempre que alguém está pronto para fechar negócio com sua empresa, essa pessoa provavelmente passou por uma série de etapas em sua jornada de compras, aqui representada pelo funil de vendas.

Este funil pode ser dividido em três etapas:

  1. topo de funil: é aqui que sua persona deve entender que possui um problema;
  2. meio de funil: nessa etapa, sua persona buscará meios para solucionar esse problema;
  3. fundo do funil: finalmente, sua persona está pronta para comprar e descobre que sua empresa pode resolver o seu problema.

Como você pode perceber, no topo do funil devemos desenvolver conteúdos voltados para o problema da persona. Em seguida, trabalhamos dicas que demonstram como solucionar determinada dor e, por fim, ela encontra mais detalhes a respeito do seu negócio como principal agente transformador.

Portanto, você pode e deve falar sobre sua empresa. Contudo, é indispensável considerar o momento certo de mencionar seu próprio negócio nas publicações do seu blog.

Pronto, agora você já sabe a importância do blog em sua estratégia de Marketing Digital. Embora seja um caminho longo e, portanto, uma abordagem de longo prazo, você deve aplicá-la de maneira eficiente para preparar o seu cliente em potencial, educá-lo e surgir como melhor oferta para o seu problema.

Viu como o Marketing de Conteúdo pode trazer excelentes resultados para o seu negócio? Se deseja aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre este assunto e quer aprender como colocá-lo em prática agora mesmo, basta entrar em contato conosco. Acompanhe também o nosso perfil no Instagram e fique por dentro de tudo o que postamos por lá.

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