Tamanho de imagem para redes sociais: o guia completo

As publicações de imagens nas redes sociais devem respeitar as diretrizes estabelecidas por cada plataforma. Dessa forma, antes de começar a sua estratégia, é fundamental conhecer o tamanho de imagem para redes sociais, pois a partir disso será possível otimizar o resultado de suas publicações, independentemente do canal escolhido.

Qual o tamanho recomendado de imagens para Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e WhatsApp Business? Se essa é uma dúvida comum para você, não se preocupe. No post de hoje vamos responder essa questão e ainda dar dicas de como melhorar suas campanhas de Marketing Digital.

Tamanho de imagem para redes sociais

Imagens para Facebook

Não é novidade para ninguém que o Facebook atingiu a marca de maior rede social do mundo. Com mais de 2,3 bilhões de usuários cadastrados na plataforma, existem inúmeras formas de publicar conteúdos por lá. Isso significa que, de acordo com o formato escolhido, é preciso produzir imagens que correspondam aos tamanhos pré-estabelecidos. 

Confira, a seguir, as principais dimensões de imagens para Facebook:

Capas e perfil

  • Foto de capa: 851 x 315 px
  • Imagem para capa de Grupos: 640 x 334 px
  • Imagem para capa de Eventos: 1920 x 1080 px
  • Foto do perfil: 180 x 180 px

Posts

  • Post para feed: 1200 x 1200 px
  • Facebook Stories: 1080 x 1920 px

Anúncios

  • Imagem única: 400 x 500 px (mínimo)
  • Carrossel: 1080 x 1080 px (recomendado)

Imagens para Instagram

O Instagram é, originalmente, uma rede social com foco total em conteúdos visuais. Por isso, é fundamental ter cautela na hora de escolher o melhor formato de imagens. Afinal, esse aspecto é essencial para a experiência do usuário e, consequentemente, para o seu engajamento.

Assim, produzir imagens de qualidade, respeitando os tamanhos mínimos recomendados, pode ajudar a atingir o seu público alvo de maneira mais eficiente, encantando clientes e/ou seguidores.

Há algum tempo, eram permitidas apenas imagens quadradas para o feed da plataforma. Contudo, com o passar do tempo, a ferramenta passou a oferecer outros recursos, como fazer publicações em formato horizontal, vertical e também no stories.

Vale destacar que trouxemos apenas sugestões de dimensões que podem ser utilizadas. Entretanto, você é livre para escolher o melhor formato para o seu perfil, desde que respeitem os limites estabelecidos para esta plataforma. Combinado?

Vamos aos tamanhos de imagens para suas artes do Instagram:

Perfil

  • Foto de perfil: 720 x 720 px

Posts para feed

  • Quadrado: 1080 x 1080 px
  • Vertical: 1080 x 1350 px (altura máxima)
  • Horizontal: 1080 x 566 px (altura mínima)

Instagram Stories

  • Instagram Stories: 1080 x 1920 px (mínimo 600 x 1067 px)

Imagens para YouTube

Se engana quem pensa que o YouTube é uma plataforma exclusiva para a divulgação de conteúdos em vídeo. Para produtores de conteúdo dessa plataforma, manipular imagens é um atributo muito importante, já que a ferramenta também oferece diferentes tamanhos e formatos, seja para capas, avatares e as chamadas “thumbnails” de vídeo.

A capa para um canal no YouTube, por exemplo, pode ter diversos tamanhos, já que leva em consideração o dispositivo em que será exibida, como smartphone, tablet, desktop ou TV.

Nesse sentido, recomenda-se a utilização de todo conteúdo visual dentro da margem de segurança. Assim, todas as informações exibidas na capa serão otimizadas para os diversos dispositivos.

As thumbnails, versão em miniatura do que será exibido em determinado vídeo quando o usuário acessa o seu canal através do YouTube ou Google também merece atenção especial. Além de facilitar as buscas, ela funciona como uma pré-visualização do vídeo, levando o usuário a assistir o conteúdo completo.

Conheça os tamanhos de imagens que você deve aplicar no YouTube:

Perfil e capa no YouTube

  • Foto de capa (Informações principais: 1546 x 423 px):
    • TV: 2560 x 1440 px
    • Desktop: 2560 x 423 px
    • Tablet: 1855 x 423 px
    • Smartphones: 1546 x 423 px
  • Avatar do perfil: 800 x 800 px

Thumbnail no YouTube

  • Thumbnail dos vídeos: 1280 x 720 px

Imagens para LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma exclusiva para quem deseja criar uma rede de contatos profissionais. Como você já deve saber, os usuários dessa ferramenta estão lá para construir ou ampliar o seu networking ou até mesmo para encontrar oportunidades diretas de trabalho, bem como oferecer vagas ou construir sua reputação no mercado em que estão inseridos.

Em via de regra, a participação no LinkedIn é uma excelente oportunidade para aqueles que desejam construir uma imagem positiva no mercado de trabalho. Portanto, as imagens devem ser publicadas de forma que demonstrem um ar de profissionalismo e cuidado com a sua marca pessoal.

Diferente das demais redes sociais, no LinkedIn você pode escolher as dimensões que mais agradam. Nossa dica é adotar um tamanho padrão, exibindo de forma eficiente suas imagens tanto para usuários que acessam a plataforma pelo desktop ou pelos dispositivos mobile.

Confira, a seguir, os tamanhos recomendados para as artes de LinkedIn:

Capa, perfil e feed no LinkedIn

  • Foto de capa: 1536 x 768 px
  • Foto de perfil: 300 x 300 px
  • Post no feed: 1200 x 1200 px

Imagens para WhatsApp

O WhatsApp se tornou um aplicativo de comunicação muito utilizado entre as pessoas. Com a versão Business da ferramenta, muitas empresas aproveitaram os recursos adicionais para fazer marketing. Afinal, por meio dela é possível criar grupos, fazer listas de transmissão e manter um canal de comunicação para engajar seus clientes.

Confira o tamanho das imagens para WhatsApp:

Perfil, thumbnail e status do Whastapp

  • Foto de perfil: 192 x 192 px
  • Thumbnail: 600 x 600 px
  • WhatsApp Status: 1080 x 1920 px

Agora você já sabe qual é o tamanho de imagem para redes sociais. Basta adicionar esses detalhes e informações à sua estratégia de conteúdo, respeitando as orientações para cada canal de divulgação. Vale lembrar, ainda, que este é um cuidado muito importante, sobretudo para quem investe em estratégias de atração através de conteúdos visuais.

Viu como a apresentação do feed é importante para sua estratégia de Marketing Digital? Se deseja aprofundar-se ainda mais nesse universo, não deixe de conferir nossas dicas sobre otimização de SEO para imagens.

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