Conheça as 7 principais tendências do marketing digital para 2021

Faz parte da comunicação de uma organização estar atento às novidades do mercado, afinal, é preciso manter o olhar fixo no futuro para aproveitar o que existe de mais atualizado. Com o fim de um ano cheio de mudanças, é hora de movimentar-se em busca de novas tendências do marketing digital para 2021.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus foi um divisor de água para a economia, bem como os demais setores da sociedade. Diante disso, tanto no mundo corporativo quanto no empresarial, destacam-se inúmeras oportunidades e desafios gerados pela crise na saúde, sobretudo em virtude da mudança nos hábitos de consumo.

Ficou interessado no assunto e deseja se atualizar quanto às novidades do marketing para este ano? Então, continue a leitura!

Tendências do Marketing Digital para 2021

1. Agile Marketing

Estamos vivenciando transformações cada vez mais rápidas e contínuas. De modo geral, muitas atualizações acontecem antes mesmo da virada de ano. Por isso, é cada vez mais necessário estar atento às estratégias de marketing. Afinal, neste caso, tempo é um benefício que poucos empreendedores têm à disposição.

Nesse contexto, o agile marketing pode ser inserido com bastante eficiência, já que trata de metodologias baseadas no desenvolvimento de ferramentas e softwares que têm como objetivo tornar as ações estratégicas de uma empresa mais eficiente, acompanhando sempre as mudanças do mercado.

2. Human Experience

Embora a tecnologia esteja presente em todos os níveis da sociedade, o papel humano na relação entre consumidores e empresas é de extrema importância, afinal, são elas que desenvolvem, constroem, criam e consomem os conteúdos de qualquer negócio, seja ele físico ou virtual.

Por isso, o Human Experience vem ganhando cada vez mais força, sobretudo por conta da necessidade urgente em criar experiências que estejam diretamente ligadas às pessoas. Em outras palavras, uma das tendências do marketing digital para 2021 é que as marcas deixem, cada vez mais, de tratar os consumidores como meros usuários e passem a considerar sua trajetória de consumo para criar estratégias que façam bem às pessoas a partir de pilares como propósito, empatia, autenticidade e reciprocidade.

3. Inteligência Artificial

Todos os dias temos contato com novas ferramentas, aplicativos e outros tipos de tecnologias que estão à disposição para tornar nossas vidas ainda mais fáceis. Assim como o Marketing Digital, a Inteligência Artificial é uma ferramenta em constante desenvolvimento. 

Embora pareça algo distante da nossa realidade — e remeta a filmes de ficção científica — a AI está muito próxima da nossa rotina, contribuindo massivamente para o sucesso das estratégias de Marketing Digital. 

O maior exemplo disso são os algoritmos utilizados por toda a internet, sobretudo na hora de otimizar os seus anúncios. Seja por meio de plataformas do Google ou Facebook, por exemplo, ela está presente na hora de segmentar sua campanha e entregar seu conteúdo para um público mais qualificado.

4. Segurança de dados

A segurança de dados dos usuários na internet é um tema de extrema importância, logo, bastante discutido, sobretudo nos últimos meses. Responsável por manter seguras as informações que são compartilhadas virtualmente, ela é garantida pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Por isso, as organizações têm buscado melhorar suas ações com o objetivo de garantir uma navegação segura e, consequentemente, melhorar a experiência dos usuários. De modo geral, a segurança digital em sites se dá por meio de ferramentas, softwares, sistemas antivírus e biometria, por exemplo.

Além de permitir mais tranquilidade em relação aos ataques cibernéticos com origem externa, também é uma forma de evitar que dados internos sejam comprometidos. 

5. Assistente por voz

Embora seja ainda pouco comum no Brasil, o uso de ferramentas de assistência por voz vem conquistando cada vez mais o seu espaço. Sistemas como Alexa, da Amazon, Cortana, da Microsoft e Siri, da Apple, são capazes de fazer tarefas que vão desde realizar ligações até controlar aparelhos que estejam conectados.

A ideia é facilitar a rotina dos usuários, possibilitando agilizar tarefas básicas apenas com um simples comando de voz. No caso do Marketing Digital, essa é uma tendência extremamente promissora, pois permitirá a criação de uma série de produtos e serviços relacionados aos assistentes por voz, além da criação de mais conteúdos em áudio, como podcasts.

Outra novidade é a expectativa no aumento do número de pesquisas no Google através do comando de voz, o voice search. Embora ainda não seja tão popular entre os usuários, o número de indivíduos interessados nesse tipo de serviço tende a crescer, especialmente em razão da popularização dos assistentes virtuais no mercado nacional.

6. Lives

Por conta das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia, a circulação de pessoas se tornou bastante restrita. Considerando o cancelamento de eventos, o surgimento de lives de entretenimento promovido por artistas famosos ajudou a popularizar as transmissões ao vivo através de plataformas digitais. 

Neste ano, não só os shows de grandes artistas foram realizados gratuitamente a partir de lives, como também se tornou palco para assistir aulas, participar de entrevistas e até mesmo palestras e workshops no Facebook, Instagram e, sobretudo, no YouTube e Zoom.

Com toda essa relevância, uma das tendências do marketing digital para 2021 são as apresentações em tempo real. As organizações podem aproveitar esse movimento para realizar webinars, promover palestras e tirar dúvidas sobre seus produtos ou serviços, por exemplo. 

7. Marketing Viral

O Marketing Viral, como o próprio nome sugere, trata-se de conteúdos que são rapidamente compartilhados por usuários. Isso se dá devido ao apelo emocional das mensagens, afinal, torna impossível controlar o impulso de espalhá-las para mais pessoas.

Embora grande parte das oportunidades ocorram de modo espontâneo, ou seja, não planejado, algumas campanhas de marketing podem se aproveitar desse conceito e desenvolver estratégias bastante consolidadas. A vantagem é que se trata de um mecanismo de baixo custo que pode trazer retornos muito mais significativos.

Nesse contexto, quando colocadas em prática de modo estratégico, campanhas de marketing viral contribuem para o sólido crescimento das marcas. Portanto, trata-se de uma alternativa para crescimento acelerado. Para tanto, basta investir na produção de conteúdos excelentes para viralizar o seu produto ou serviço.

O que achou das informações deste post? Para aproveitar todos os benefícios das principais tendências do marketing para 2021 é fundamental fazer um planejamento eficiente de ações para o próximo ano. Precisa de ajuda para planejar sua estratégia de marketing? Entre em contato conosco agora mesmo!

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