Sites e blogs: como usar a presença digital para expandir seu negócio

A sustentabilidade empresarial passa cada vez mais por um conjunto de políticas e ações que envolvem a presença digital. Isso acontece porque o ambiente online se tornou uma peça indispensável para superar a concorrência e conquistar novos clientes.

Vale lembrar que os consumidores estão ainda mais conectados e, por isso, estar presente na internet representa centenas de possibilidades de fechar novos negócios, afinal, sua empresa terá acesso a um público maior e, possivelmente, inexplorado.

No artigo de hoje você entenderá sobre as melhores práticas para conquistar uma presença digital adequada, passando pelos tópicos:

  • Qual a importância da presença digital?
  • O que fazer para colocar o seu negócio na internet?
  • O que não pode faltar em sua estratégia digital?

Confira mais sobre este assunto a seguir!

Qual a importância da presença digital?

No momento que estamos vivendo, não é possível imaginar a vida de uma empresa sem estar na internet. Isso porque, para muitos negócios, estar nas principais plataformas digitais é indispensável para sua própria existência — já que os consumidores e a concorrência estão imersos no universo digital.

Não é mais novidade para ninguém que o comportamento de compra das pessoas em geral está totalmente modificado. Afinal, os hábitos de consumo da atualidade são baseados em compras pela internet e pesquisas sobre produtos e serviços tanto nos principais motores de busca quanto pelas redes sociais.

Sendo assim, para que o seu negócio esteja no mesmo ambiente que a maioria do seu público-alvo, é preciso estabelecer uma presença digital forte. Ademais, se você pretende atingir um consumidor que está conectado, pela web é possível potencializar seus resultados, uma vez que projetará sua marca e o produto ou serviço para muitas pessoas interessadas.

O que fazer para colocar o seu negócio na internet?

Agora que você já entendeu a importância de ter sua empresa presente no ambiente virtual, é hora de entender um pouco melhor sobre os canais de comunicação existentes. Afinal, ainda hoje, muitas organizações se confundem no uso das mídias sociais para aproximação de consumidores em potencial.

Embora este seja um excelente canal, aplicar todo o seu esforço em um único meio não é suficiente. Apesar de não haver uma receita de sucesso, a tendência é que negócios consolidados criem também um bom site para começar a marcar sua presença digital

O que o site da sua empresa precisa ter?

Como você pode perceber, a criação de um site é indispensável para começar a atrair leads para o seu negócio. Contudo, um bom site deve ser atrativo e atender alguns pré-requisitos básicos. Confira abaixo quais são eles!

  • Navegação fácil e intuitiva

Uma página interessante deve ser clara quanto aos seus objetivos. Assim o cliente pode ter uma navegação mais tranquila. Por isso, é importante pensar em um design que disponha as informações mais relevantes de maneira intuitiva. 

  • Domínio simples e marcante

O domínio é o nome da sua página na internet. Em via de regra, quanto menor e mais simples for este nome, mais fácil será de ter a sua marca gravada na memória do seu público-alvo. Ou seja, melhores as chances de que alguém se lembre da sua empresa.

A dica é evitar o uso exagerado de abreviações e palavras de difícil pronúncia ou grafia. Portanto, caso sua empresa tenha um nome estrangeiro, por exemplo, uma alternativa interessante é apostar em domínios com termos semelhantes. Dessa forma, caso o domínio seja digitado incorretamente, ele será automaticamente redirecionado à sua empresa.

  • Informações relevantes

Como abordamos anteriormente, destacar algumas informações relevantes ao seu negócio e consumidores é um cuidado indispensável, independente da sua área de atuação. Por isso, lembre-se sempre de colocar em evidência informações básicas de contato, como endereço, telefone e redes sociais.

  • Responsividade

A adaptabilidade para uso em diferentes dispositivos eletrônicos é um fator muito importante quando pensamos na usabilidade de um site. Por isso, ter um site responsivo significa adequar o seu conteúdo para diferentes tamanhos de tela, sobretudo porque muitas pesquisas ocorrem em smartphones e tablets, além do tradicional computador. Por isso, é fundamental pensar na experiência desses usuários.

O que não pode faltar em sua estratégia digital?

Confira algumas dicas práticas para que a sua empresa possa ter uma excelente presença digital e descubra como melhorar sua receita.

  • Site com blog

Sites são como vitrines virtuais para as empresas e se aplicam a qualquer segmento. É por meio dele que as pessoas se relacionam com sua marca e conhecem seu negócio. Como já destacamos, para provocar uma boa impressão é preciso contar com um excelente layout, oferecer boa navegação das páginas e apresentar informações relevantes.

Nesse caso, para gerar tráfego e trazer mais pessoas interessadas no seu produto ou serviço, contar com um blog e investir na produção de conteúdo é um passo primordial. Vale lembrar que é por meio do marketing de conteúdo que sua empresa poderá ser encontrada na internet, sendo o Google a principal porta de entrada.

  • Usabilidade

Quando se trata da interação entre consumidores e marcas, os mecanismos de busca são extremamente importantes. Por outro lado, uma experiência negativa pode fazer com que os usuários simplesmente procurem outro site. Nesse contexto, o termo usabilidade tem se tornado cada vez mais comum.

Portanto, se pretende mesmo investir em uma estratégia para melhorar sua presença digital, é preciso levar em consideração a experiência que o seu público-alvo terá ao interagir com seu site. Assim, devemos avaliar também sua formatação em relação à conversão deste lead e se o layout adapta-se adequadamente às diferentes telas.

  • SEO

Para que o seu site ou blog apareça na página de ranqueamento do Google, é preciso produzir conteúdos relevantes e que sejam de fato úteis aos usuários. Por isso, o SEO (Search Engine Optimization)  é uma estratégia tão importante.

Por meio dele é possível adequar os conteúdos produzidos para que eles sejam amigáveis aos motores de busca. Além da relevância, o tempo de carregamento do site, a integração com blog e o uso de palavras-chave são fatores levados em consideração na hora de exibir o seu conteúdo entre os primeiros resultados orgânicos.

  • Inbound Marketing

Por último, nunca se esqueça de aplicar estratégias de Inbound Marketing. Indispensável para fortalecer sua presença digital, esse conceito está diretamente relacionado ao marketing de atração, conversão e encantamento. Isso porque permite uma aproximação entre sua empresa e o seu público-alvo, tendo como principal base o marketing de conteúdo, SEO e mídias sociais.

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