Importância da persona da marca no marketing digital

O marketing digital é uma ferramenta indispensável para atingir os objetivos organizacionais de qualquer empresa. Para isso, é importante conhecer e entender quem são os seus consumidores e, em seguida, elaborar um plano de ação para aqueles que estão interessados na sua empresa. É nesse ponto que criamos a persona da marca

Isso permite criar uma relação de proximidade com os consumidores em potencial, sobretudo porque a internet se tornou o principal canal de venda e distribuição de produtos e serviços. Além disso, percebe-se a redução significativa dos custos de aquisição bem como uma melhora na receita.

Orientar a forma de comunicação, portanto, é a chave para qualquer estratégia de marketing digital focada na geração de melhores resultados. Se você deseja entender mais sobre a importância da criação da persona da marca, como criá-la e qual o seu papel no marketing de conteúdo, siga com a gente!

Afinal, o que é uma persona?

A persona é uma representação hipotética do seu cliente ideal. Ou seja, ela é construída a partir de informações reais do comportamento de compra e características dos seus clientes. 

Para torná-la ainda mais rica em detalhes, a persona pode apresentar os principais problemas, desafios e preocupações enfrentados pelo consumidor. Nesse contexto, é preciso entender a fundo as características mais comuns dos compradores em potencial e que já efetivamente fizeram negócio com sua empresa, seja por meio da compra de um produto ou contratação de qualquer serviço.

Por isso, o cenário ideal da criação de uma persona é aquele cuja empresa já conta com uma base de clientes. Afinal, ela será a principal fonte utilizada para realizar as análises devidas. Entretanto, é preciso destacar que a criação da persona pode se dar também mesmo sem que haja um perfil de consumidor ideal, especialmente para empresas que ainda não têm clientes.

Qual é a diferença entre persona e público-alvo?

Como já destacamos anteriormente, assim como o público-alvo, a persona da marca é uma forma de compreender melhor sobre o comportamento de compra de consumidores com quem deseja-se comunicar. 

Entretanto, há diferenças cruciais entre os dois conceitos, que não são sinônimos, muito embora assim seja considerado em diversas ocasiões. É importante saber que a persona apresenta uma série de detalhes importantes sobre o consumidor. Logo, torna a conexão mais íntima, além de gerar mais empatia.

Na prática, a persona difere do público-alvo na hora de segmentar de forma eficiente e mais focada através dos seguintes aspectos:

  • a persona conta com um nome fictício, que tem como objetivo simplificar a conexão entre cliente e consumidor;
  • há também um breve histórico para contextualizar a rotina da persona;
  • por meio dela entendemos melhor sobre os hábitos de compra, estilo de vida, valores, redes sociais favoritas, hobbies, etc;
  • é possível compreender melhor sobre suas dúvidas, desejos, dores em relação ao produto e/ou serviço e muito mais.

Resumidamente, o público-alvo tende a ser empregado de modo estratégico para definição genérica dos consumidores na hora de traçar o posicionamento de mercado. Por outro lado, a persona deve ser aplicada mais especificamente na hora de estabelecer uma estratégia de marketing de conteúdo, já que tem o objetivo de melhorar o engajamento com o público e o relacionamento com sua marca.

Qual o papel de uma persona no marketing de conteúdo?

Como você pode ver, a criação da persona da marca é muito importante para estabelecer estratégias eficientes de marketing de conteúdo. Este, por sua vez, contribui para que as organizações criem uma relação de proximidade e transparência com seus consumidores. Nesse sentido, acabam conquistando uma prioridade de compra, já que têm estabelecida essa relação de confiança com o seu cliente.

A criação de conteúdos personalizados é um fator chave na tarefa de converter leads de modo natural e qualificado. Entretanto, se deve conhecer bem a sua persona para colocá-la no centro das decisões da sua empresa para então firmar uma ligação de conquista. Portanto, o marketing de conteúdo tem por objetivo criar os materiais adequados para cada comprador em potencial, satisfazendo sua necessidade na hora de buscar por uma solução.

Como criar a persona da marca sem clientes?

Até agora você já descobriu o que é uma persona, qual o seu papel dentro das estratégias de marketing de conteúdo e quais as diferenças básicas para o público-alvo. Então chegou a hora de entender como construir a persona da sua empresa, mesmo que ainda não tenha uma base de clientes para analisar.

Antes de mais nada, é preciso deixar claro que a criação de uma persona se trata de um processo. Isto é, não podemos simplesmente definir um perfil de consumidor ideal apenas com base em nossas percepções. Portanto, ela deve ser resultado de análises e pesquisas.

Por outro lado, como se basear em dados que não existem? Quem devo entrevistar ou que perfis analisar para determinar a minha própria persona? 

De modo geral, essas perguntas são comuns entre empresas iniciantes ou pequenos negócios. Mas não se preocupe, pois há uma resposta clara: você pode adotar outros métodos de análise. Basta pesquisar sobre o público que melhor se assemelha ao que você deseja atingir com a sua marca.

Uma alternativa interessante é realizar pesquisas de mercado com pessoas inseridas na sua área de atuação. Caso tenha uma base de contatos, pode ser uma ideia começar por lá, já que se encaixaria melhor com o seu “público-alvo”.

Ademais, procure entender como se comportam os consumidores do seu concorrente ou até mesmo utilize as plataformas do Google para obter informações relevantes — caso você já tenha um site ou blog.

Construir a persona da marca para estratégias de marketing digital é uma tarefa que requer dedicação, pesquisa e muito tempo investido. Por conta disso, não são raras as empresas que abrem mão deste trabalho e acabam falhando em suas estratégias de vendas, já que estão perdendo a oportunidade de atingir dezenas de clientes em potencial.

O que achou das dicas e informações que trouxemos neste post? Viu como fica mais fácil oferecer valor à sua persona quando entendemos seus desejos, preocupações e necessidades? Deseja se manter informado sobre as novidades do marketing digital para sua empresa, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Instagram e Facebook!

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