5 benefícios do Marketing de Conteúdo para sua empresa

O Marketing de Conteúdo se tornou aliado inseparável de empresas que buscam atrair e reter a atenção de consumidores em potencial. Isso porque, nos últimos anos, o Marketing Digital deixou de ser apenas uma inclinação do mercado e assumiu o seu papel de ator principal nos direcionamentos estratégicos da maioria dos negócios modernos.

Hoje em dia, para tornar sua marca relevante é essencial construir uma sólida presença no mundo digital. Vale lembrar que é por meio dele que educamos nosso público, entregamos informações de valor e podemos mostrar como um produto ou serviço pode solucionar um problema importante.

Quer entender mais sobre este assunto? Então, veio ao lugar certo. No post de hoje falaremos sobre as principais vantagens que esta estratégia pode trazer para o seu negócio. Fique com a gente e descubra!

Vantagens do Marketing de Conteúdo para o seu negócio 

Amplia o volume de visitas do seu site

Os principais motores de busca, como Google e Bing, representam grande parte das buscas por diversos assuntos na internet. Segundo dados divulgados pela Content Trends 2019, cerca de 60% das empresas já consideram aumentar o investimento em Marketing de Conteúdo.

Estes números expressam a importância dessa estratégia, já que estar presente nos resultados de busca do Google, por exemplo, pode garantir centenas e até milhares de acessos de novos leads. Entretanto, para se destacar na primeira página é fundamental produzir conteúdos relevantes e de alta qualidade.

Por outro lado, é fundamental dedicar-se às boas práticas de SEO, afinal esta é a principal maneira de otimizar os materiais produzidos em seu site ou blog. Ademais, vale lembrar que a otimização de conteúdos tem como objetivo aparecer entre os primeiros resultados exibidos no buscador.

Cria consciência de Marca (Brand awareness)

O Brand Awareness nada mais é do que uma métrica aplicada para medir o reconhecimento de determinada marca em relação aos seus consumidores. Na prática, este é um indicativo muito utilizado para avaliar como a empresa é vista pelo seu público-alvo.

Enquanto isso, ter um branding fortalecido no mercado promove maior interação com o público, logo, agrega importantes benefícios para a empresa, como o aumento do alcance da marca, aumento do volume de vendas e até mesmo o desenvolvimento de outras campanhas de marketing.

Nesse contexto, a produção de conteúdo permite que as pessoas conheçam sua empresa, produtos e serviços mais facilmente. Afinal, é possível criar um relacionamento de maior proximidade com o seu público. A consequência disso é ter um consumidor fiel, já que ele conhece e confia em sua empresa.

Melhora o engajamento da marca

Não adianta ser apenas reconhecido e construir uma imagem de autoridade no seu segmento. Para manter as pessoas mais próximas, é fundamental melhorar o envolvimento com sua marca.

Estratégias que dão prioridade à produção de conteúdos, por exemplo, podem aumentar substancialmente o engajamento online. Isso ocorre porque o leitor — cada vez mais seletivo — tende a se sentir instigado a participar da sua marca.

Adotar a produção de conteúdo para esta finalidade é uma forma de contribuir também para o aumento das taxas de conversão do seu negócio. Afinal, vale lembrar que pessoas verdadeiramente conectadas com sua marca são mais que meros clientes. Elas se tornam grandes defensores da marca e promovem experiências positivas aos novos clientes em potencial.

Ajuda a educar o mercado

Não são raras as ocasiões cujo público-alvo de determinada empresa desconhece o mercado em que está inserida e sequer considera a utilização de seus serviços. Ao contrário do que muitos empreendedores imaginam, essa situação é comum e muito natural.

Por isso, o Marketing de Conteúdo tem como princípio apostar na educação do seu público, seja por meio de conteúdos que respondam suas dúvidas ou até mesmo façam compreender a necessidade de buscar uma solução para um problema específico.

A ideia é demonstrar que fechar uma venda ou a contratação de um serviço é a melhor decisão a ser tomada. Portanto, quando um conteúdo é de fato relevante, os consumidores entrarão em seu funil de vendas e estarão preparados para o momento da compra.

Aumenta o lifetime-value

Não é novidade para ninguém que o custo de manutenção de um cliente é muito menor do que o de aquisição. Ou seja, é mais barato realizar vendas recorrentes do que conquistar um novo consumidor. 

Por isso o lifetime-value é um indicador tão importante. Também chamado de LVT, o termo inglês que significa “valor vitalício” avalia o lucro líquido da jornada de determinado cliente dentro da sua empresa.

Em outras palavras, ele representa o quanto foi gasto em dinheiro por este cliente durante todo o período que realizou negócios com você. Para ficar mais fácil de compreender, confira o exemplo que separamos:

Considere que um de seus clientes fechou 8 compras no decorrer de 4 anos e, depois disso, nunca mais comprou nada. Tendo em vista que cada compra teve um valor diferente, o lifetime-value vai representar a soma do que foi gasto. Dessa forma:

  • a primeira compra foi no valor de R$ 70,00;
  • a segunda, de R$ 25,00;
  • a terceira, de R$ 64,00;
  • a quarta, de R$ 122,00;
  • a quinta, de R$ 84,00;
  • a sexta, de R$ 48,00;
  • a sétima, de R$ 110,00;
  • a última, de R$ 35,00.

Portanto, o lifetime-value desse consumidor em sua empresa foi de R$ 488,00 — que é a soma das compras realizadas por ele durante o tempo em que foi seu cliente.

Entende como essa métrica é importante também para manter os consumidores engajados com sua marca? Além disso, o lifetime-value é fundamental para a saúde de qualquer negócio, já que possibilita uma visão macro sobre os passos necessários para conquistar resultados mais eficientes.

Como você pode ver, a transformação digital conferiu ao universo corporativo incríveis avanços em diferentes níveis da sociedade. Por isso, adotar estratégias de Marketing de Conteúdo é uma poderosa ferramenta para manutenção de negócios, fidelização de clientes e vendas recorrentes. Entretanto, ainda existem muitos desafios que devem ser superados por pequenos empresários para colocar em prática essa metodologia.

Se esse é o seu caso e deseja entender mais sobre como começar a investir em Marketing Digital agora mesmo, entre em contato com nossos consultores e acompanhe nosso Instagram.

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