Iscas digitais: o que é, qual a importância e os principais tipos

Conquistar um tráfego interessante para o seu site ou blog é uma ótima estratégia para aqueles que desejam alcançar maior relevância na web. Contudo, é importante destacar que esse objetivo pode não ter nenhum sentido caso os internautas não se convertam em potenciais clientes. 

Para tanto, é preciso colocar em prática algumas habilidades de captação do contato para encurtar a distância da sua empresa com o seu público. De modo geral, isso ocorre a partir do uso das chamadas “iscas digitais”, uma vez que elas despertam o interesse nos consumidores, gerando novos leads.

Pensando em ajudá-lo nesse assunto é que preparamos este artigo. Nele você poderá aprofundar seu conhecimento sobre as principais estratégias de geração de leads através da criação de iscas digitais. Confira!

O que são iscas digitais?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as iscas digitais não fazem parte de uma metodologia oriunda das transformações tecnológicas. Na verdade, esse tipo de abordagem faz parte das técnicas de vendas de inúmeras empresas e negócios desde o início do século XX.

Atualmente, com a popularização da internet, tornou-se mais simples construir uma relação de proximidade entre anunciantes e consumidores. Por isso, as marcas vêm investindo em conteúdos digitais gratuitos em troca do e-mail e da permissão para manter um canal de comunicação.

Resumidamente, o uso das iscas digitais tem o objetivo de atrair um público em troca de um material de valor. A ideia é cuidar dessa pessoa para que ela seja inserida no seu funil de vendas e reconheça o valor da sua empresa. Isso é feito através dos novos conteúdos que serão oferecidos de maneira mais abrangente sobre seu produto ou serviço.

Afinal, por que gerar leads?

Agora que você entendeu o que são iscas digitais, deve estar se perguntando sobre a importância da geração de leads. Afinal, vender diretamente para aqueles que entraram em contato com a marca pode trazer uma falsa sensação de ser mais fácil. Contudo, no Inbound Marketing o consumidor deve seguir diferentes etapas até fazer uma compra.

Isso acontece porque no início de sua jornada no funil de vendas, os consumidores ainda não têm uma ideia transparente sobre o seu problema, muito menos entendem qual produto ou marca melhor satisfaz as suas necessidades. Nesse contexto, ao entrar em contato com uma empresa pela primeira vez é natural que não esteja pronto para comprar rapidamente.

A geração de leads, portanto, é uma forma de colocar os clientes em potencial dentro do seu funil de vendas, sendo a captação de contato através das iscas digitais um processo fundamental para nutri-los com informações relevantes até que estejam preparados para fechar negócio com sua empresa.

Tipos de iscas mais comuns

As iscas digitais podem ser direcionadas ao produto e caracterizada, por exemplo, a um orçamento, um ebook com detalhes sobre determinado serviço ou até mesmo um webinar. De modo geral, quando a oferta é interessante, o consumidor pode facilmente deixar o seu contato — normalmente através de um formulário de uma landing page.

Confira abaixo alguns dos principais exemplos de recompensas mais utilizadas e com maior potencial de conversão.

  • E-book

O ebook é uma das principais estratégias para gerar leads e fazer crescer a sua lista de e-mails. Entretanto, para que desperte o interesse dos usuários, é indispensável que o documento traga conteúdos de grande valor e agregue qualidade para o seu público-alvo.

  • Vídeos

Utilizar recompensas no formato de vídeo também é uma ótima oportunidade de geração de leads. Afinal, existe uma parcela importante de consumidores que preferem ver e ouvir a ter que ler um ebook com dezenas de páginas e centenas de informações. Uma dica é criar um roteiro para o seu vídeo a partir do ebook criado.

  • Infográficos

Quando se trata de temas muito complexos, a apresentação de dados é uma forma de facilitar o entendimento geral sobre determinados assuntos. Nesse sentido, os infográficos são uma proposta mais atraente, visto que são chamativos e resumem bem a ideia central de um texto.

  • Webinar

Atualmente, os webinars são as principais ferramentas para encontro online e ao vivo para entregar conteúdos ricos, captar contatos, gerar leads e se tornar uma marca consolidada, sobretudo quando se trata de uma autoridade sobre determinado assunto. Para tanto, o segredo é trazer para a “videoconferência”, ícones de determinado segmento ou até mesmo especialistas em assuntos específicos e liberar o acesso gratuito em troca do e-mail.

Como criar uma isca digital que converte?

Você já entendeu que a geração de leads é um fator crucial para as estratégias de Inbound Marketing. Viu também que a geração de tráfego é uma parte importante para ganhar autoridade e que para converter os visitantes do seu site/blog é preciso entregar materiais de valor.

Agora, vamos trazer algumas dicas rápidas sobre como criar iscas digitais capazes de transformar leads em clientes fiéis.

  • Ofereça algo de valor

Como já destacamos, para despertar o interesse e a atenção de um indivíduo é preciso oferecer informações relevantes e pertinentes às necessidades daquela pessoa. Sendo assim, é indispensável tornar a entrega da recompensa o mais claro possível. 

Para tanto, você deve entender melhor sobre as características da sua persona, afinal, assim é possível potencializar as chances de oferecer algo de valor, ou seja, aquilo que ela gostaria de ganhar em troca de um relacionamento mais próximo com sua marca.

  • Seja persuasivo e utilize gatilhos mentais

A persuasão e o uso de gatilhos mentais são indispensáveis quando se trata de conteúdos para conversão. Sendo assim, para atingir o resultado desejado é preciso aplicar técnicas de copywriting baseadas em gatilhos mentais, em especial a prova social e a autoridade. Isso porque as pessoas terão mais tranquilidade na hora de conferir que aquele produto realmente vende e contribui para passar uma imagem de referência em determinado assunto.

  • Faça chamadas de ação efetivas

O CTA é uma parte muito importante para ajudar o seu consumidor a finalizar a ação desejada por você, seja ela comprar, baixar, ir até uma página de destino, entre outras. Além de estar em destaque em sua landing page, é interessante utilizar um design atrativo e cores chamativas para induzir o leitor a tomar a decisão de deixar o seu contato em troca da isca digital.

Pronto! Agora você já sabe o que é, qual a importância, principais tipos e dicas de como criar iscas digitais de alta conversão. Embora não se trate de um processo rápido, é indispensável trabalhar de maneira consistente na geração de leads para potencializar as chances de fazer negócio com um público que não seria atingido sem uma recompensa de valor.

Quer saber como gerar leads qualificados para o seu negócio? Então entre em contato conosco e descubra todos os nossos segredos! Acompanhe também o nosso Instagram e fique de olho em nossos conteúdos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *