Marketing digital para empresas como ele pode ajudar o seu negócio

Desenvolver um negócio de sucesso é uma missão muito importante. Por isso, merece total dedicação, afinal demanda extrema superação de desafios, sobretudo na gestão em tempos de crise. A atual pandemia da Covid-19 fez com que os processos de transformação digital atingissem patamares significativos. Nesse contexto, o marketing digital para empresas se tornou indispensável para negócios de todos os portes e segmentos.

De acordo com pesquisa realizada pela Resultados Digitais, 85,7% das empresas entrevistadas acreditam que o Marketing de Conteúdo é uma estratégia indispensável para recuperação dos negócios de pequenas e médias empresas. Ainda segundo os dados levantados, 85,4% delas reconhecem a necessidade de ampliar o investimento em novos canais de venda e relacionamento com o cliente.

Pensando nisso, no post de hoje vamos mostrar algumas estratégias e ferramentas indispensáveis ao marketing digital e como essa habilidade pode contribuir para o crescimento da sua empresa. Está preparado?

Afinal, o que é Marketing Digital para empresas?

O conceito de marketing digital pode ser claro para muitas pessoas. Entretanto, trata-se de uma definição complexa, pois refere-se a um assunto extremamente abrangente e subjetivo. Philip Kotler — norte-americano considerado pai do marketing — o define da seguinte forma:

“o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros”.

Considerando as relações de consumo e o comportamento de compra dos consumidores, o marketing pode ser aplicado em diversas plataformas, incluindo o ambiente virtual. Nesse caso, tem o objetivo de promover marcas, produtos e serviços — sejam eles ofertados por empresas, estabelecimentos de ensino, organizações religiosas, associações entre outros.

Em se tratando do marketing online, as oportunidades de negócios são inúmeras. Contudo, existem algumas metodologias e estratégias que se destacam pela sua eficiência na consolidação das marcas. São elas:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Otimização de Conversão;
  • Marketing de Busca.

Por que ter uma estratégia de Marketing Digital?

Quase tudo que conhecemos sobre as estratégias de marketing digital podem ser facilmente encontrados na internet. As melhores práticas desse tipo de metodologia envolvem a produção de conteúdo para blogs, sites, mídias sociais e muito mais. Isso pode ser explicado principalmente pelo boom da era digital, que revolucionou e vem transformando a cada dia a forma com que as empresas interagem com seus públicos.

Dessa forma, estar presente na internet é uma ação muito importante para quem deseja fidelizar ou conquistar novos clientes. Para tanto, é necessário apresentar propostas de valor que agreguem de fato à vida dos consumidores. Portanto, se fazer presente no lugar certo e na hora certa é uma forma de atrair leads para sua marca.

Além de qualificar e nutrir os visitantes que serão transformados em compradores fiéis, é importante dedicar-se ainda mais para que seu negócio alcance uma autoridade na internet. Levando em consideração que os clientes estão mais conectados à internet, o marketing digital para empresas permite um melhor resultado utilizando menos recursos.

Quais os maiores desafios do Marketing Digital para empresas?

Em razão do baixo custo de investimento para ampliação do alcance de empresas de diversos setores, algumas consequências negativas também puderam ser observadas, sobretudo em relação ao aumento da concorrência. Afinal, é preciso lembrar que todos os tipos de negócios têm condições para se organizar, estabelecer estratégias e competir com a procura pela atenção dos clientes.

Além do aumento da concorrência, dominar todas as frentes do marketing digital também é um grande desafio, em especial para pequenas e médias empresas. Isso porque existem atualmente diversas plataformas e canais, cada um com suas particularidades, exigências e expertises. Portanto, para aproveitar o melhor de cada ferramenta é preciso dominar o seu uso e entender como empregá-las de modo integrado.

Como se diferenciar da concorrência?

Para ser lembrado pelos consumidores e, portanto, ocupar uma posição de destaque no cenário em que sua organização está inserida é preciso conquistar autoridade. Sendo assim, o Marketing Digital para empresas pode contribuir para que o seu negócio se destaque, gerando novas oportunidades e em condições de igualdade frente às outras. 

Para tanto, é preciso educar sua audiência e reduzir os custos de aquisição.

Eduque sua audiência

Ao identificar a necessidade de sanar algum problema, dor ou necessidade, é comum que os consumidores ainda não tenham em mente o que de fato comprar ou qual produto escolher. Por isso, é muito importante oferecer subsídios para que ele possa tomar sua decisão baseada em conhecimentos e informações que ainda não dispõe.

Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo torna-se um excelente caminho para educar seu público sobre os produtos e serviços que sua empresa oferece. Por meio desse tipo de estratégia ganha-se a oportunidade de chamar a atenção dos consumidores sobre si, provocando aqueles com reais interesses em sua marca a fechar negócio em virtude da solução específica que faz parte de seus anseios.

Reduza os custos de aquisição

Quando o assunto é vendas, é indispensável analisar uma série de métricas para determinar se, de fato, o seu negócio é lucrativo. Dentre elas, o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) tem o objetivo de indicar o valor investido para captar um novo cliente a cada venda. 

Para calculá-lo, é preciso dividir os investimentos gerais de aquisição pelo número de conversões efetuadas em um período específico. Na prática, imagine que investiu R$ 1.000,00 em Marketing Digital e conquistou 4 novos clientes. Neste exemplo, seu CAC será de R$ 250,00.

Após determinar o seu Custo, é possível identificar como anda a saúde do seu negócio. Sendo assim, caso os resultados alcançados não estejam conforme o esperado, é possível tomar algumas medidas para melhorar o desempenho da sua empresa, seja implementando o Inbound Marketing, melhorando o Marketing de Conteúdo, investindo em automação, entre outros. 

Como você pode ver, o Marketing Digital para empresas é uma excelente estratégia para destacar-se da concorrência e alcançar bons resultados organizacionais. Portanto, esse tipo de método deve ser aplicado de maneira inteligente, já que o objetivo é otimizar os recursos para ajudar o seu negócio a produzir melhor, inclusive em épocas de crise. Gostou das informações que trouxemos para alavancar o sucesso do seu empreendimento? Então, aproveite para aprender mais sobre este assunto e confira nossas dicas de produção de conteúdo digital. Fique de olho também em nosso Instagram e não perca as novidades e conteúdos que postamos por lá.

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