Conteúdo evergreen: o que é e por que produzir

Diferente daquilo que acompanhamos em textos noticiosos — que após algum tempo ou horas o público já demonstra desinteresse — o conteúdo evergreen é aquele que permanece útil independente do tempo.

Também chamado de perene ou “sempre verde”, esse tipo de informação permanece com o mesmo valor ao longo dos anos. Portanto, ainda que não tenha escutado esse termo, provavelmente você já teve contato com esse tipo de material diversas vezes.

Nesse sentido, criar materiais relevantes por mais tempo é uma estratégia indispensável para o marketing digital de qualquer empresa. Afinal, torna-se mais fácil ser encontrado nos motores de busca e alcançar mais relevância na web.

Quer entender mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e descubra tudo o que é necessário para aplicar essa estratégia em sua empresa de uma maneira descomplicada!

Afinal, o que é um conteúdo evergreen?

Como já destacamos, conteúdo evergreen são materiais publicados sem um determinado prazo de validade, independente do seu formato (blog post, imagem ou vídeo, por exemplo).

Em outras palavras, essa estratégia tem como objetivo atingir um maior número de visitantes por mais tempo. Embora possam ser desenvolvidos temas genéricos, por meio dele é possível agregar valor, abordando os assuntos de modo mais contextualizado e aprofundado.

Na prática, ao produzir esse tipo de material, espera-se que ele possa ser consumido em qualquer data, por diversas pessoas e em diferentes lugares. Afinal, este material é composto por temas atemporais, isto é, se mantém útil e relevante por muitos anos após sua publicação.

Veja este exemplo:

Imagine que você precise renovar a cor da parede da sua sala e procurou algum conteúdo online que lhe ensinasse “como pintar uma parede”. Nos resultados exibidos no motor de busca, provavelmente você encontrará publicações de diferentes épocas, como entre 2017 e 2020.

Embora decida seguir as orientações do artigo mais antigo, o resultado será o mesmo, afinal, como se sabe, o processo para pintar uma parede continua o mesmo, independente do período e, portanto, os assuntos não terão grande discrepância.

Qual a importância de criar conteúdos sempre verdes?

O principal objetivo do Marketing de Conteúdo ainda é tornar sua marca mais relevante. Nesse contexto, produzir e disseminar materiais essenciais e pertinentes à dor da sua persona é uma forma de se aproximar mais frequentemente de clientes em potencial e de modo mais sustentável.

Confira, a seguir, por que investir nessa estratégia.

  • Fortalece sua marca

Deter o conhecimento sobre determinado assunto é a principal ferramenta para quem deseja alcançar maior autoridade no mercado em que se está inserido. Afinal, esses dois adjetivos são inseparáveis.

Em via de regra, demonstrar domínio sobre algum tema é um aspecto positivo na visão dos consumidores. Consequentemente, compartilhar esse tipo de conteúdo pode converter um volume maior de vendas e contratos assinados.

Nesse sentido, o conteúdo evergreen é indispensável, afinal, pode alcançar um maior número de pessoas, seja apresentando brevemente um assunto específico ou oferecendo um guia completo de como resolver assuntos importantes àquelas pessoas. Ou seja, torna-se um conhecimento transmitido sem prazo de validade — o que faz com que mais pessoas se lembrem da sua marca por muito tempo.

  • Atrai um público maior para seu site ou blog

O ranqueamento no Google é um fator indispensável para qualquer negócio, independente de seu tamanho ou área de atuação. Para alcançar posições de destaque, no entanto, é preciso produzir conteúdos de qualidade, aplicando algumas séries de cuidados para ocupar e se manter nas primeiras posições do principal motor de busca do mundo.

O uso de palavras-chave é uma das principais estratégias adotadas por quem deseja gerar um maior tráfego a longo prazo. Sendo assim, produzir conteúdos sempre verdes é uma forma de performar muito bem nesta plataforma. Afinal, por se tratar de materiais de grande valor além do tempo eles poderão ser encontrados em qualquer época pelo público.

  • Melhora a segmentação de leads

Ao contrário do que ocorre nos conteúdos noticiosos, materiais perenes contribuem para um melhor mapeamento dos assuntos quentes, ou seja, temas que estão em maior relevância ao considerar o interesse dos seus leads. Além disso, em se tratando de conteúdos mais aprofundados, aproximam pessoas que desejam aprender mais sobre determinado tema.

Portanto, ao produzir e disponibilizar materiais ricos, é possível persuadir mais facilmente o público interessado no seu produto ou serviço, segmentando-os por áreas de interesse. Dessa forma, ao levá-los até o seu funil de vendas, será mais fácil identificar as melhores formas de nutri-los em campanhas futuras, já que você saberá quais temas abordar.

Como manter seus conteúdos atualizados por mais tempo?

Evitar que os materiais produzidos sejam atribuídos a um período específico é um passo importante para a estratégia de Marketing de Conteúdo da sua empresa. Sendo assim, para driblar esse tipo de ocorrência, é preciso atentar-se para o estilo de linguagem utilizada, bem como a forma que você se comunica com o seu público.

Confira abaixo algumas dicas essenciais para atingir um nível adequado de atemporalidade nas suas próximas produções.

  • Evite sentenças datadas

O uso de palavras que caracterizam o dia corrente, como “hoje”, “ontem” ou “amanhã” pode facilmente demonstrar em que período um conteúdo foi produzido. Por isso, recomenda-se impedir que isto aconteça, adotando outro vocabulário. A dica, portanto, é utilizar datas concretas quando for necessário estabelecer um cronograma de fatos.

  • Substitua os advérbios de tempo

Trocar informações temporais por características precedentes de uma situação é outra forma bastante útil de impedir que os seus conteúdos fiquem datados. Portanto, evite o uso de sentenças como “agora”, “antes”, “depois”, “atualmente” ou “hoje em dia”. A dica aqui é apostar na criatividade para tornar sua mensagem clara tanto para quem a lê hoje quanto para quem for ler no futuro.

  • Revise sempre que necessário

Eventualmente pode ser necessário atualizar um conteúdo evergreen para que ele se mantenha “verde”, ou seja, corrente, moderno. Por isso, o ideal é fazer uma análise dos artigos e demais materiais produzidos que possam estar obsoletos, afinal, não é possível prever tudo aquilo que pode se tornar uma novidade no futuro. Sendo assim, é provável que pontualmente seja preciso atualizar informações.

Concluindo, a produção de conteúdo evergreen é uma excelente forma de ter sua marca encontrada na internet. Essa estratégia pode ser utilizada tanto em sites quanto em blogs pessoais ou da sua empresa. Dessa forma, quanto mais atual e relevante for o seu material, melhores serão as chances de fazer novas vendas e ser lembrado pelo seu público.

Pronto! Agora você já está pronto para preparar um material da sua empresa que terá uma validade maior, sendo, portanto, útil por mais tempo. Se gostou das dicas e informações que trouxemos neste artigo, mas ainda tem alguma dúvida, deixe aqui sua pergunta na caixa de comentários e nos acompanhe pelo Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *