Tendências de marketing 5 ações indispensáveis para sua empresa

A satisfação dos consumidores de uma marca é uma das principais tendências de marketing — além de ser um aspecto fundamental para garantir o sucesso de qualquer negócio, sobretudo em um mercado altamente competitivo. Não à toa, muitas organizações têm investido seus recursos para potencializar a relação com consumidores e assim alcançar resultados mais significativos.

Nesse contexto, entender a fundo as predisposições elementares do mercado em que se está inserido é indispensável para acompanhar a evolução do seu negócio, bem como as mudanças e transformações mercadológicas. Ademais, este cuidado pode lhe permitir se manter sempre um passo à frente da concorrência.

Ficou interessado no assunto? Neste post vamos apresentar 5 tendências que devem ser adotadas em sua empresa. Acompanhe!

Tendências de marketing fundamentais para seu negócio

1. Gestão de experiência do consumidor

A experiência do consumidor nada mais é do que a soma das impressões e do envolvimento que determinado público tem com uma marca. Sendo assim, é válido ressaltar que as experiências positivas entre clientes e empresas podem elevar o índice de fidelidade, incluindo um aumento significativo das recomendações de compra, por exemplo.

Em vista disso, a experiência do consumidor está atrelada ao esforço das empresas em manter um relacionamento mais íntimo com seus clientes e público-alvo. Além disso, é uma ferramenta de expansão da conexão com os demais consumidores, especialmente a partir da criação de produtos e serviços que representam as demandas e necessidades de cada consumidor.

Portanto, ao aperfeiçoar a relação entre público e organização, os resultados poderão sofrer um aumento considerável. Contudo, não existe um canal exclusivo para alcançar esses resultados. Ou seja, é preciso estudar seu nicho e compreender as demandas dos seus clientes para individualizar ao máximo a experiência do consumidor.

2. Sucesso do cliente

Com o surgimento de novas tecnologias e as mudanças no comportamento de compra dos consumidores, o relacionamento entre clientes e marcas também mudou. Por isso, tanto usuários quanto compradores deixaram de ser vistos como figuras passivas, assumindo um posto de maior relevância dentro das organizações.

Diante disso, as empresas passaram a ver seu público como principais ativos e componentes cruciais para atingir o sucesso. De acordo com Lincoln Murphy, especialista e guru do setor, a experiência do cliente pode ser entendida como “quando seus clientes alcançam os resultados desejados através dos pontos de interação com a sua empresa. ” 

De modo geral, este conceito está diretamente atrelado à experiência do cliente em diversos aspectos de interação com um negócio. Nesse sentido, este “sucesso” deixou de ser apenas uma responsabilidade atribuída a um funcionário e passou a ser um problema de toda empresa.

Em outras palavras, o sucesso do cliente pode ser visto como um dos motivos pelos quais o seu negócio existe. Dessa forma, para aplicar o ideal de uma cultura de sucesso do cliente, é preciso considerar aspectos que exercem grande influência, como estruturar um time de sucesso, ter em mente formas claras para mensurar resultados e ainda acompanhar a trajetória do cliente dentro do seu negócio.

3. Design thinking

Para compreender de fato o seu público e mercado, é preciso estabelecer métodos e estratégias, contrapondo diversas crenças e até mesmo redefinindo problemas. Esse é o papel do design thinking: reconhecer soluções alternativas que, em um primeiro momento, podem não se apresentar de maneira tão clara.

Sincronicamente, o design thinking trata-se de um sistema cuja abordagem se baseia em respostas rápidas para problemas comuns. Portanto, ele é um conceito atrelado ao modo de ponderar situações, trabalhando em favor de resultados práticos. Em outras palavras, essa técnica aplica elementos do designer — como a experimentação — extremamente úteis na apresentação de soluções inovadoras.

A partir deste conceito, sua empresa pode tomar decisões fundamentadas em aspectos relevantes para os seus consumidores. Na prática, permite que sejam apresentados dados concretos e evidentes, ao invés de análises e projeções. Por isso, empregar este método em seu negócio poderá contribuir para que ele esteja à frente da concorrência.

Isso ocorre porque, ao buscar por soluções inovadoras, é possível identificar mais facilmente os anseios do seu público-alvo, sobretudo aqueles que ainda estão latentes ou que eventualmente nem ao menos tenham sido considerados. Ademais, por se tratar de uma ferramenta bem estruturada, diminui riscos e potencializa os resultados esperados dentre essas tendências de marketing.

4. NPS

Também chamado de Net Promoter Score, a NPS é uma metodologia que tem o objetivo de avaliar a satisfação dos consumidores e o seu grau de fidelidade com as marcas. Sua principal vantagem é a eficiência na apresentação de dados, especialmente quando comparada a outras modalidades de pesquisa de satisfação.

De modo prático, a NPS pode ser aplicada por qualquer tipo de empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Isso porque a satisfação global dos clientes pode ser medida por meio de seus pontos de contato. Ou seja, através dos canais de interação com os consumidores. Ademais, apresenta números reais, facilitando seu acompanhamento em tempo real.

Outra vantagem é que, para as equipes de gestores, a avaliação de resultados ocorre de modo simplificado na NPS. Afinal, sua implantação se dá de maneira extremamente descomplicada, podendo ser utilizados desde formulários básicos até planilhas de controle. Portanto, ao analisar todas essas informações, é possível ainda assegurar poderosos insights para o seu negócio.

5. Auto responsabilização

Não é novidade para ninguém que os problemas de atendimento ao consumidor podem impactar diretamente no faturamento das empresas, afinal, atitudes como negligenciar a experiência do cliente e ignorar suas necessidades refletem na forma com que as organizações fazem negócios.

Portanto, é preciso considerar que o investimento em ferramentas e a adoção de estratégias e tendências de marketing são insuficientes quando uma marca não se responsabiliza pela condução dos consumidores em uma excelente jornada de compras

Isso porque é função de todo empreendimento apresentar soluções, bem como educar seus consumidores para terem o melhor aproveitamento dos produtos e serviços ofertados. Por isso, é fundamental entender quem é o seu cliente, seus objetivos e, principalmente, qual o impacto do seu negócio sobre a vida desse consumidor. 

Concluindo, promover o crescimento organizacional é um desafio muito grande para diversas empresas. Entretanto, não são raros os casos em que algumas delas deixam de lado as tendências de marketing. Por conta disso, muitas organizações acabam entrando em colapso, perdendo diversos consumidores e comprometendo severamente os seus lucros.

Em tempos de incerteza econômica, é fundamental saber como lidar com os seus clientes e adotar estratégias essenciais à manutenção das atividades econômicas do seu negócio. Sendo assim, o marketing pode ser a chave para melhores resultados. Se gostou deste artigo e deseja saber como a Namarc pode contribuir para o seu negócio, entre em contato conosco e acompanhe nossos conteúdos pelo Instagram.

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