Experiência do usuário com o conteúdo: importância para o site

A experiência do usuário (UX) é o que determina o nível de satisfação com a navegação em um site e está relacionada ao funcionamento técnico e à organização estrutural das páginas. Isso é importante porque quanto mais agradável, fácil de usar e eficaz for o site, maiores as chances de ele ser utilizado e indicado. 

Além desses atributos, cada vez mais as empresas estão compreendendo que a produção de conteúdo é um aspecto fundamental. Por isso, é necessário também aplicar os conceitos de experiência do usuário ao conteúdo escrito.

Aspectos fundamentais na experiência do usuário

  • Visual atrativo

A primeira impressão é muito importante para a experiência do usuário, por isso é importante apresentar um design agradável e harmonioso, capaz de atrair o visitante e fazê-lo permanecer mais tempo na sua página.

  • Utilidade

A UX precisa ser funcional e oferecer elementos que resolvam problemas e atendam as necessidades de usuários e clientes, como calculadoras, planilhas e manuais técnicos.

  • Acessibilidade

Acessibilidade é a possibilidade de usar uma página web em diferentes dispositivos, seja computador, notebook, tablet ou celular. Por isso, é fundamental que o design se ajuste às características de cada dispositivo e apresente recursos que possibilitem a inclusão de usuários com restrições físicas, como deficiência visual.

  • Confiança

Um site com altas taxas de conversão e satisfação do usuário precisa demonstrar credibilidade, o que significa que deve estar livre de erros e as funcionalidades devem cumprir o que prometem, contribuindo para a solução dos problemas.

  • Intuitividade

Os recursos do site devem focar na usabilidade e na intuitividade, permitindo que o usuário tire o máximo de proveito do site. Para isso, a interface intuitiva deve contar também com um bom conteúdo.

  • Desempenho 

A alta velocidade de carregamento e bom desempenho técnico são elementos fundamentais para garantir a otimização da taxa de conversão (CRO) e a melhor experiência do usuário. Esse aspecto é importante também porque o site com bom desempenho técnico é mais valorizado pelos algoritmos dos buscadores e tem relação direta com o SEO.

Experiência do usuário com o conteúdo: a importância do SEO

A produção de conteúdo tem o papel de promover comunicação e interação com o usuário. Assim, a estratégia de conteúdo consiste em criar canais que conectem o potencial cliente ao seu negócio de forma rápida, fácil e eficaz.

Alguns passos básicos para trabalhar o conteúdo pensando na experiência do usuário são: fazer um conteúdo escaneável, construir parágrafos que não ultrapassem 3 ou 4 linhas, incluir termos relevantes em negrito, utilizar subtítulos, tópicos, listas e tabelas. também influencia positivamente a experiência.

Dicas para aplicar a experiência do usuário na criação de conteúdo

  1. Escreva de forma clara e concisa

Apresente as ideias e conceitos por meio de palavras simples e de fácil compreensão, possibilitando que o leitor encontre as informações que precisa de forma fácil. 

  1. Evite usar palavras relacionada a sentimentos negativos

Prefira usar palavras positivas e que representem sentimentos bons, pois a sensação do usuário ao interagir com sua empresa importa muito. 

Por isso, evite usar termos que representem: 

  • Negação: não, nem, nunca, jamais;
  • Limitação: só, apenas, somente, unicamente;
  • Contraposição: mas, porém, embora, contudo.
  1. Use frases curtas 

Cada ponto final é um descanso na leitura que o visitante usa para refletir rapidamente sobre o que acabou de ler e se preparar para a frase seguinte. Por isso, as dicas são eliminar palavras que estejam sobrando e substituir grupos de palavras por uma só.

Toda a linguagem utilizada por sua empresa deve ajudar o usuário a chegar ao seu objetivo. Nesse sentido, a escolha das palavras para o conteúdo tem um único propósito: ajudar o potencial lead a chegar aonde deseja.

Você já tem uma estratégia de conteúdo voltada para a experiência do usuário? Nós podemos te ajudar! Fale com nosso consultor e entenda como a criação de conteúdo pode ajudar na construção da confiança e entregar soluções de forma eficaz.

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