Quando ouve falar em produtividade na empresa, você pensa logo em altos resultados, certo? A produtividade em equipe pode, sim, ser medida a partir de métricas, como metas batidas, pouco retrabalho entre outros.

Mas se você não sabe como melhorar a produtividade na empresa, confira neste texto algumas dicas que podem começar a ser aplicadas hoje mesmo.

5 dicas de produtividade na empresa para colocar em prática agora

1- Planeje 

A nossa primeira dica, e uma das mais importantes, é o planejamento. Toda tarefa precisa de um bom planejamento para ser bem executada e obter êxito.

Por isso, a dica é organizar as tarefas do dia seguinte na noite anterior, pois isso adianta bastante o projeto e evita deixar coisas para trás. Além disso, anote em uma agenda os compromissos importantes e separe tudo por horários. Dessa forma você não será pego de surpresa e nem corre risco de perder prazos.

2- Tenha uma agenda e anote todas as tarefas

Ter uma agenda é o princípio para uma vida organizada e leve. Algumas pessoas preferem agendas digitais, o que também é uma boa escolha, desde que você sempre lembre de olhar.

Se você não tem o hábito de usar agenda e quer começar, uma técnica muito boa é colocar o alarme do celular para despertar todos os dias em um determinado horário como lembrete para olhar a agenda. Dessa forma isso se torna um hábito.

3- Utilize uma ferramenta de gestão de tarefas

Existem diversos softwares, como o Trello, que mantém a equipe reunida na mesma plataforma e alinham em qual estágio de execução cada tarefa se encontra, com prazos bem definidos e alertas através do e-mail.

4- Reuniões periódicas

Para manter ou aumentar a produtividade na empresa é importante fazer reuniões de time efetivas que alinhem expectativas, definam objetivos, tracem metas e estabeleçam o passo a passo para executar o trabalho de forma sustentável.

5- Definição de processos

Outra etapa fundamental para a alta produtividade na empresa é definir qual colaborador é responsável por determinada função e ter bem claro quais são os processos para desenvolver o projeto em questão. 

Com as descrições de trabalho bem definidas, cada indivíduo sabe exatamente o que fazer e tende a realizar essa função de maneira mais rápida, economizando mais tempo.

E quais os benefícios dessa alta produtividade para a sua empresa? 

Os benefícios são inúmeros, como:

  • Aumento das vendas,
  • Metas batidas,
  • Menos atrasos na entrega de projetos,
  • Mais clientes satisfeitos,
  • Funcionários mais felizes e com menos pressão no trabalho.

Além dessas dicas de produtividade na empresa, o gestor deve contar com atividades que estimulem seus funcionários e os desafie.

Ações na empresa que gerem motivação tendem a ser uma ótima aposta. Use essas intervenções para complementar sua estratégia e fortalecer a sua equipe. 

Gostou dessa dicas? Tem alguma atividade que realiza na sua empresa para aumentar a produtividade? Compartilhe conosco nos comentários. 

Continue acompanhando nosso blog e fique de olho em nossos perfis no Facebook e no Instagram para mais informações e conteúdos fundamentais! 

Tags:, , , ,

Leave a Reply