Escolher entre Marketing Digital ou Marketing Tradicional é uma decisão que exige muita pesquisa, estudo de mercado e planejamento. Afinal, cada opção oferece vantagens e desvantagens, tem custos diferentes e atinge públicos variados. Por isso, é fundamental conhecer as possibilidades e fazer uma análise aprofundada para decidir qual estratégia vai funcionar melhor e alavancar as vendas.a

DIFERENÇAS ENTRE MARKETING DIGITAL E MARKETING TRADICIONAL

     • Divulgação da mensagem
No marketing tradicional, a mensagem é colocada para o público com a expectativa de gerar o interesse do consumidor enquanto ele não está procurando por produtos ou serviços. Já no marketing digital a marca se coloca à disposição do cliente para ajudar em suas dúvidas e problemas.

     • Análise de resultados
No marketing tradicional, a análise de resultados é feita após a veiculação dos anúncios através de pesquisas com os clientes. No marketing digital, é possível verificar as métricas e analisar os resultados em tempo real, possibilitando ajustes no mesmo momento.

     • Segmentação das campanhas
As ações de marketing tradicional utilizam as informações do meio, o que faz com que as campanhas atinjam pessoas que não fazem parte do público alvo. Enquanto isso, no marketing digital é possível se basear nas informações disponíveis online para alcançar os clientes ideais, aumentando a taxa de conversão.

     • Investimento 
Os custos de veiculação no marketing tradicional são altos, enquanto o marketing digital oferece custos acessíveis para todos os tamanhos de negócio.

MARKETING DIGITAL X MARKETING TRADICIONAL: CARACTERÍSTICAS E BENEFICIOS

Marketing Digital
O Marketing Digital é um modelo de comunicação e marketing feito no ambiente online para divulgar e vender produtos ou serviços. Ele envolve ações tomadas no meio digital, como posts em redes sociais, email marketing, SMS marketing, publicidade em sites entre outros.

VANTAGENS DO MARKETING DIGITAL

•  Maior Segmentação: as campanhas online permitem criar mensagens diferentes para cada público-alvo da empresa, considerando elementos como hábitos de consumo e locais que frequenta;

 Grande Alcance: como não existem barreiras, a presença na web possibilita a exposição da marca para o mundo todo.

• Rápido: ações de marketing digital têm resultados instantâneos, pois permitem que o consumidor realize a compra em poucos minutos;

• Mensurável: possibilita medir os resultados com precisão e em tempo real, acompanhando as ações que estão gerando resultados positivos;

• Ajustável: quando uma determinada ação não está tendo bons resultados, é possível ajustá-la ou removê-la imediatamente.

DICAS PARA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING DIGITAL:

•  Invista no seu site ou blog: tenha uma página atualizada para não sofrer com as mudanças de regras e algoritmos;

•  Conteúdo de qualidade: entregue material útil e diferenciado para sua audiência;

•  Design: invista em peças bem feitas e com design exclusivo;

•  Multimídia: utilize vídeos, gifs, música e outros formatos que vão além de texto e imagem estática;

•  Anúncios Pagos: invista em publicidade paga – você pode usar uma verba pequena e  ter ótimos resultados;

•  Benchmarking: acompanhe a concorrência e se mantenha atualizado sobre o que está sendo feito;

•  SEO: otimize sua página para conseguir um melhor posicionamento nos sites de busca, atrair mais clientes e aumentar as vendas;

•  Email Marketing: envie newsletters e campanhas atrativas para consumidores cadastrados no seu site;

•  SMS Marketing: envie mensagens com ofertas e campanhas especiais aproveitando que as pessoas estão sempre com seus celulares.


 

•  Marketing Tradicional

O marketing tradicional é toda a comunicação feita através de canais offline, como televisão, rádio, jornais, produtos impressos entre outros. Ele envolve desde anúncios veiculados no horário nobre da televisão até panfletos distribuídos nos semáforos .

VANTAGENS DO MARKETING TRADICIONAL

•  Visibilidade: o grande alcance dos meios tradicionais permite aumentar a consciência da marca e chegar até locais sem acesso à TV ou internet;

• Atingir um público de mais idade: esse modelo é ideal para chegar até pessoas mais velhas, que não têm o costume de acessar a internet ou não confiam no que veem online;

• Realidade: as pessoas tendem a confiar mais em empresas que também estão em meios tradicionais, como TV e materiais impressos;

• Duração: o material impresso pode ficar dias e até meses em casas e empresas, fazendo com que o anúncio atinja mais pessoas por um longo período de tempo.

DICAS PARA SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING TRADICIONAL:

Procurar meios de nicho: busque jornais de bairro, revistas com temas específicos e rádios comunitárias, pois eles costumam ter um custo mais baixo e grande eficácia por atingir um público específico.

Materiais impressos: utilize mala direta, flyers e cartazes para chegar até um público maior.

Brindes: entregue presentes aos clientes e colaboradores para incentivar compras, fidelizar clientes ou reforçar sua marca. 

COMO ESCOLHER O MODELO CERTO PARA SUA EMPRESA?

Em muitos casos, o ideal é investir em uma campanha de marketing que combine o tradicional e o digital. Desta maneira, é possível reforçar a marca em diferentes meios e atingir um público ainda maior.

Porém, a dica é analisar cuidadosamente as possibilidades para só então decidir qual estratégia adotar na empresa. Para isso, indica-se fazer um estudo aprofundado do público consumidor da empresa, verificando onde ele pode ser impactado mais facilmente e onde é melhor investir o tempo e dinheiro.

Você deseja descobrir qual o melhor modelo de estratégia de marketing para sua empresa? Entre em contato com nosso especialista para solicitar um orçamento. 

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